Não queremos aqui precipitar a informação, mas é necessário reiterar, como disse atrás, o fenómeno La niña continua activo até meados do mês de Fevereiro e princípio do mês de Março, de modo que temos maior probabilidade de haver chuvas, atenção são apenas probabilidades, durante o mês de Março, mas ainda no final de Fevereiro houve chuvas isoladas em determinadas zonas do país. Oxalá sejam apenas previsões para também facilitar a actividade agrícola no seio das comunidades.
O primeiro secretário do MPLA na Huíla, Luís Nunes, afirmou que o combate ao desvio do erário, à corrupção, à impunidade, ao nepotismo e outros males que enfermam a sociedade está a incomodar muitos que viviam destas práticas.
A obrigatoriedade de constituição de tribunais colectivos (corpo de três juízes) vai reduzir o número de julgamentos nas comarcas, devido à escassez de magistrados.
O embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, anunciou, na sexta-feira, a implementação de projectos voltados para a agricultura familiar, através da Agência Francesa de Desenvolvimento, para apoiar a estratégia do Executivo na diversificação económica.
Jornalistas de diversos órgãos de comunicação social vão percorrer o interior de Angola em trinta dias para reportar os projectos de desenvolvimento agrícola de feição empresarial e familiar, assim como estradas, mercados rurais, unidades hoteleiras e de índole turística e institutos de formação agrária
A directora-geral da Inclusão Social da Guiné-Bissau, Paula Saad, anunciou, ontem, estar em marcha uma campanha de recenseamento de pessoas portadoras de albinismo para o Governo disponibilizar apoios concretos para a sua melhor inserção na sociedade.
O julgamento de 12 iranianos acusados pela Justiça moçambicana de terrorismo, inicialmente marcado para sexta-feira, foi adiado, devido à falta de tradutor, disse à Lusa fonte do Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado, Norte do país.
A União Europeia (UE) manifestou, ontem, preocupação com a violência contra defensores dos direitos humanos na Colômbia, após a publicação de um relatório elaborado pelo gabinete da Alta Comissária da ONU Michelle Bachelet.
O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, qualificou, ontem, de “desumano” o sequestro de mais de 300 alunas numa escola no Noroeste do país, afirmando que não irá ceder “à chantagem dos bandidos” que esperam “o pagamento de grandes resgates”.
Luanda, na barafunda que a caracteriza, já não surpreende ninguém, a não ser forasteiros recentes, incrédulos com nossas banalidades, como a da frase estampada nas viaturas de recolha do lixo: “Luanda mais limpa, Luanda mais linda”.
Nos tempos difíceis que atravessamos são cada vez mais necessárias acções de solidariedade destinadas a ajudar pessoas carenciadas que não têm, por exemplo, quase nada para comer ou para resolver problemas graves de saúde, que implicam custos elevados.
O MPLA enfrenta por um lado uma oposição política cada vez mais organizada e por outro um mar de críticas públicas vindas do interior do partido. Parece até um certo modismo de fazer críticas ao MPLA.
Quando calcorreamos as ruas e avenidas da nossa cidade, quando assistimos a uma infinidade de eventos que ocorrem em Luanda, em todos os cantos da cidade, ficamos atribulados e inquietos sobre o que se estará a passar de facto connosco.
Gilmário Vemba mostrou a sua nova faceta cultural.
A dupla de kuduristas Nerú americano e Scró Q Cuia soma e segue.
A FIFA apresentou um programa, designado ‘FIFA Guardians’ (Guardiões da FIFA), de formação global para garantir e estabelecer padrões de protecção às crianças no futebol, informou, ontem, o organismo. O programa estará à disposição das 211 federações membro da FIFA ou de quem trabalhe ou exerça funções de voluntariado no desporto profissional ou de base.
Apesar do fracasso da Selecção Nacional sénior masculina de Andebol no Campeonato do Mundo a decorrer no Egipto, onde em seis jogos realizados registou igual número de derrotas, classificando-se na 30ª posição da prova, o presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral “Maninho” dá voto de confiança ao seleccionador angolano, José Pereira “Kidó”.
Cerca de 700 toneladas de fertilizantes estão disponíveis na província de Benguela para serem distribuídos às famílias do meio rural, informou, ontem, na povoação do Kulango, a vice-governadora para a área Política, Económica e Social, Deolinda Chocondoca Valiyangula.
As mercadorias expedidas pelos correios ou contidas na bagagem pessoal dos viajantes, estão dispensadas do Procedimento de Despacho e do pagamento de direitos aduaneiros, à taxa devida pela prestação de serviços, desde que reúnam os requisitos de bens de uso pessoal, e que cumulativamente reúnam as condições visadas por lei.
A elaboração da lista de convidados, de ambas as famílias, para o copo-d’água, tem sido um momento difícil para os noivos. Devido às restrições impostas pela Covid-19, os nubentes são obrigados a “riscar” alguns “parentes importantes”, que chegam a questionar as razões pelas quais foram preteridos
Num documento precioso e de leitura histórica leiloado há pouco tempo, está lavrado o que, no tempo do exílio do imperador Napoleão, após a derrota na batalha de Waterloo, ele e o seu staff recebiam diariamente em Santa Helena.
A viagem começa cedo, mas só depois de garantidas as devidas medidas de precaução. A informação que move a nossa equipa a se “aventurar” numa via que quase todos os automobilistas fogem é claramente aliciante: menos tempo de estrada entre Namibe e Benguela. Há quem diga que já se pode almoçar na capital duma província e jantar na outra.
A história triste e motivadora de uma mãe de “sereia” mostra-nos quantas barbaridades podem ser evitadas, se as famílias carentes e desinformadas souberem para onde se dirigir, se, por um acaso, a vida as presentear com uma criança com hidrocefalia.
Sem qualquer actividade produtiva, industrial ou das grandes superfíceis comerciais que estimulem o desenvolvimento, a Santa-Clara, uma localidade da província do Cunene, que nasceu do comércio fronteiriço entre Angola e Namíbia, hoje apenas superada pela cidade de Ondjiva em termos populacionais, está a viver momentos de sufoco desde o encerramento da fronteira terreste por conta da Covid-19, dada a sua total dependência económica do país vizinho.
Uma delegação chefiada pelo secretário de Estado do Ministério do Interior, José Bamóquina Zau, participou, ontem, por videoconferência, na terceira Reunião Extraordinária do Comité Técnico Especializado de Defesa, Protecção e Segurança da União Africana (CTEDPS).
O primeiro secretário nacional da JMPLA disse, ontem, em Luanda, que é necessário reforçar as estruturas de base da organização no sentido de tornar os militantes mais activos, fortes, produtivos e capazes de solucionar os problemas sociais nas comunidades.
O município da Catumbela, na província de Benguela, vai ganhar, nos próximos tempos, um novo hospital, a ser construído de raiz, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), anunciou o governador provincial, Rui Falcão, por ocasião do 60º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional.