Os gestores dos órgãos da administração local do Estado que não justificarem, dentro dos prazos, o uso dos recursos financeiros que recebem, sobretudo para o combate à pobreza, vão ficar sem as verbas nos meses seguintes até à correcção da falha, alertou ontem, em Luanda, a ministra das Finanças.
O Comité de Representantes Permanentes (CRP) da União Africana (UA) encorajou, ontem, Angola a prosseguir com os esforços para a promoção de um movimento pan-africano de prevenção da violência e de conflitos, através do seu compromisso de divulgação de uma cultura de paz em África.
Até o próximo ano, a implementação do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), lançado em Outubro de 2019, pode gerar um total de 83 mil e 500 empregos para a juventude, disse o director-geral do Instituto Nacional do Em-prego e Formação Profissional (INEFOP).
O director nacional do Crime Organizado, comissário Pedro Lufungula, desmentiu, ontem, a existência de uma onda de raptos e sequestros em Luanda, conforme tem sido disseminado nas redes sociais.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, considera que o controlo da transmissão da Covid-19 só será efectivo com a participação activa, organizada e sustentada de todas as famílias, comunidades, sectores público, privado e sociedade civil para reduzir, ao mínimo, o risco de propagação da doença.
A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam desistir da vacinação.
Dez anos depois de milhares de egípcios terem pedido a liberdade nas ruas, lançando a “revolução de 25 de Janeiro”, o poder de Abdel Fatah al-Sissi continua a tomar decisões que chocam com aquilo que era então a vontade da maioria da população.
Sei que corro o risco de parecer mais um desses “especialistas” sobre pandemias que, no último ano, têm proliferado em todos os países e meios, debitando “bocas” sobre o novo coronavírus, os meios para enfrentá-la, as relações entre ciência e política, a maneira como os governos devem ou não lidar com este problema que continua a manter a humanidade virtualmente paralisada e outros tópicos correlatos.
O historiador e cientista político brasileiro, Luiz Felipe de Alencastro, na sua obra «O tratado dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul», editada em 2000, em São Paulo, pela Companhia das Letras, descreve as relações de horizontalidade inicialmente existentes entre o Reino do Congo e o Reino de Portugal: “(...) o Congo era um reino independente, reconhecido como tal por Lisboa e outras capitais europeias, e não um sobado do Libolo ou do Dembo.
O músico e compositor Miguel Francisco dos Santos Rodolfo, conhecido por Mestre Kituxi, líder do emblemático grupo "Kituxi e os seus acompanhantes", foi alvo de uma homenagem pela Administração Municipal do Cazenga, no quadro do reconhecimento das individualidades da zona que se notabilizaram nos vários sectores.
Depois de um período no defeso, o humorista Gilmário Vemba está de regresso ao canal Mundo FOX.
Yonara Tchissola é uma jovem cujos feitos granjeiam a atenção e aplausos da sociedade.
Em contagem decrescente para os Jogos Olímpicos de Tóquio e com a pandemia a não dar sinais de abrandar, o Comité Olímpico Internacional continua a envidar esforços para que Tóquio 2020 não volte a ser adiado ou mesmo cancelado, um esforço que poderá envolver as vacinas contra a Covid-19, que já estão a ser administradas em muitos países do mundo, Portugal incluído.
A cidadã angolana Jeanne Kamya Bravo da Costa, de 26 anos, transferida, em Novembro deste ano, de São Tomé e Príncipe para o país, devido a problemas de insuficiência renal aguda, já recebeu alta médica.
Depois do surgimento da pandemia da Covid-19, seguido da suspensão de todas as actividades futebolísticas no continente e no mundo, o Campeonato Africano das Nações para jogadores internos (CHAN) será a primeira grande competição internacional sob a égide da CAF. Assim sendo, Yacine Zerguini promete, do ponto de vista médico, tirar benefícios da experiência adquirida no último trimestre do ano ainda em curso.
Num documento precioso e de leitura histórica leiloado há pouco tempo, está lavrado o que, no tempo do exílio do imperador Napoleão, após a derrota na batalha de Waterloo, ele e o seu staff recebiam diariamente em Santa Helena.
Ao todo, 365 salas de aula vão ser concluídas em 2021, na província da Lunda-Sul, com o objectivo de reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino, informou, ontem, o governador da província, Daniel Neto, durante a cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano.
Mais de 3 mil cidadãos do sexo masculino, nascidos entre um de Janeiro à 31 de Dezembro de 2003 devem ser registados na província do Cuanza-Norte durante o processo de recenseamento militar, afirmou ontem, na cidade de Ndalatando, o chefe de Departamento do Distrito de Recrutamento e Mobilização, coronel Ribeiro Tomás.
O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, considerou que o general Demóstenes Chilingutila, enquanto vice-ministro da Defesa, foi um patriota que soube interpretar as adversidades então vigentes no cenário político angolano.
O governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, afirmou, na segunda-feira, que problemas de organização processual estão na base de atrasos registados nas obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no Bembe e Songo.
Com os olhos virados para as eleições gerais do próximo ano, a UNITA aprovou, terça-feira, o plano de actividades para o primeiro trimestre e elegeu 2021 como "o Ano da mobilização dos patriotas para a alternância do poder" no país.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, lamentou, ontem, em Luanda, a morte do primeiro secretário municipal daquele partido no Moxico, Rodrigues Sacuaha, ocorrida sábado, no Hospital Geral do Moxico, vítima de doença.