Desporto

1º de Agosto pode regressar ao comando da classificação

O 1º de Agosto pode tirar proveito do desaire, de ontem, do líder, Sagrada Esperança, em Cabinda, diante do Sporting, por 1-0, e regressar ao comando do Girabola'2020/21, caso vença o Cuando Cubango FC, hoje, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

02/05/2021  Última atualização 08H15
Vitória do Sporting de Cabinda quebra campanha vitoriosa do Sagrada Esperança na prova © Fotografia por: António Soares | Edições Novembro ! Cabinda
Os militares, que perderam a primeira posição administrativamente, ambicionam voltar ao topo da classificação, tirando partido do factor casa, para amealhar os três pontos, diante de um opositor que está a meio da tabela, que veio a Luanda com o propósito de criar dificuldades ou mesmo surpreender  os campeões nacionais.
Um desafio em que os anfitriões assumem a totalidade do favoritismo, sem, no entanto, subestimar o adversário, bem orientado pelo experiente Hélder Teixeira, para evitar surpresas desagradáveis.

No Huambo, o Recreativo da Caála recebe o Santa Rita de Cássia FC, às 15h00, num desafio em que são teoricamente favoritos. A formação do Planalto Central vai procurar capitalizar ao máximo o facto de jogar num terreno que conhece muito bem, para somar mais três pontos e manter a sexta posição na tabela de classificação, ao passo que os "católicos” do Uíge vão tentar surpreender os anfitriões.

O Wiliete tem aparentemente tarefa complicada na recepção ao Interclube, às 16h00, no Estádio de O'mbaka, Apesar de jogar no seu reduto, a formação benguelense vai ter certamente sérias dificuldades para vergar a equipa afecta ao Ministério do Interior, que procura somar pontos, subir na tabela  de classificação e continuar a sonhar com o título, que foge há mais de uma década da sua galeria. Na décima posição, com 18 pontos, a equipa anfitriã pretende conquistar o maior número de pontos nos jogos em casa, seja qual for o opositor.

Ontem, na abertura da jornada, destaque para a derrota do Sagrada Esperança, líder da competição, diante do Sporting de Cabinda, que procura fugir da zona movediça da classificação. Embora, os relatos vindos de Cabinda tenham dado mais posse de bola e controle da partida aos diamantíferos, a pressão exercida sobre o último reduto dos leoninos, durante quase toda a partida foi insuficiente para inverter a desvantagem no marcador, desde os 20 minutos da primeira parte. Gláucio Fanfan apontou o tento solitário de uma partida, onde o técnico Roque Sapiri tentou tudo para mudar o curso dos acontecimentos. Com a vitória, o Sporting galgou uma posição na tabela de classificação.

O Petro de Luanda foi a Calulo empatar a um golo frente ao Recreativo do Libolo. A equipa orientada por Mateus Agostinho "Bodunha” foi obrigada a vestir o fato macaco para evitar a derrota. O Libolo marcou primeiro, aos 41 minutos por intermédio de Fofó, e Picas igualou o marcador aos 48. É o terceiro jogo seguido dos tricolores sem vencer. No Luena, o FC Bravos do Maquis desperdiçou pontos na recepção à Académica do Lobito com quem empatou a uma bola,  depois de estar a vencer desde os 35 minutos da primeira metade da partida, deixando os "estudantes” chegar à igualdade nos instantes finais da partida. Aguinaldo abriu o marcador para os anfitriões e Lima empatou mesmo ao "cair do pano”, aos 89 minutos.


Chuva de golos
No estádio do Ferrovia no Lubango, houve um hino ao futebol com cinco golos marcados, sendo três para os donos da casa e dois para os visitantes. Num jogo frenético, o Ferrovia, mais afoito, inaugurou o marcador através de Vinguma, aos 3 minutos. Mas um minuto depois, Álvaro empatou ao marcar na própria baliza. Anibal voltou a colocar em vantagem os forasteiros aos 50 minutos e o Desportivo reagiu e restabeleceu a igualdade, aos 51 minutos. Emmanuel, aos 83 minutos desfez o empate, garantindo os três pontos ao Desportivo da Huíla.

Com fome de vitórias, o Progresso Sambizanga tirou a barriga de misérias ao golear a Baixa de Cassanje, por 4-2, com dois golos de grande penalidade a favor dos sambilas. A formação da província da Palanca Negra Gigante não deu réplica na primeira parte da partida, de onde saiu a perder por 3-0. Na segunda metade reagiu e marcou dois golos, mas consentiu mais um. Kibeixa, duas vezes de grande penalidade, Panilson e Vanilson marcaram os tentos dos sambilas, ao passo que Cebola e Robson descontaram para os malanjinos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto