Sociedade

250 ecopontos para lixo vão ser instalados em Luanda

Alberto Quiluta

Jornalista

250 ecopontos (tambores de lixo) vão ser instalados, até Abril deste ano, em algumas ruas do município do Kilamba-Kiaxi, nos distritos urbanos da Maianga e Golf II, bem como na Urbanização KK 5000, para depósito de resíduos sólidos por parte de transeuntes, numa iniciativa da Associação Nação Verde.

06/03/2021  Última atualização 12H20
Algumas áreas do Kilamba já têm ecopontos para lixo © Fotografia por: DR
Segundo o fundador da Associação, Nuno Cruz, neste preciso momento, existem 105 ecopontos já instalados na centralidade do Kilamba, nos quarteirões (U-6, U-23, R-13 e C-27).
O líder associativo informou que estão empregados mais de 300 catadores que se dedicam à recolha selectiva de resíduos sólidos.

Construídos a partir do reaproveitamento de tambores de óleo industrial, os ecopontos são transformados em depósitos de artigos inorgânicos  (latas,  plásticos e papelão), com o objectivo de  incentivar a separação dos resíduos a partir de casa.
Os ecopontos em Luanda, surgiram da necessidade de ajudar na melhoria da qualidade do ambiente das comunidades, com base no projecto "Meu resíduo, minha responsabilidade”, para  sensibilizar a sociedade.
"O projecto assume um papel preponderante na mitigação da poluição, através de resíduos urbanos nas comunidades e na prevenção de doenças provenientes das bactérias do lixo”.
 
Maura José, uma jovem catadora de lixo, integrada no projecto de separação dos resíduos sólidos, queixou-se da falta de respeito por parte de algumas pessoas, que "dizem que o nosso trabalho não é digno”. Com lágrimas nos olhos, Maura José afirma que é a partir desse trabalho "onde ganhamos o pão do dia”. Já o seu colega António Nzinga lembrou que sai de casa para trabalhar, por isso é que faz  a colecta de resíduos sólidos "sem rodeios”, pois o que ganha serve para pagar os seus estudos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade