Sociedade

300 professores formados em Língua Inglesa no país

Alberto Quiluta

Jornalista

Ao todo, 300 professores de vários níveis de ensino, dos quais 64 são líderes do Clube de Língua Inglesa, radicados em oito províncias do país, reforçaram os seus conhecimentos em Língua de Shakespeare, através de uma acção formativa proporcionada, desde 2019, pela fundação British Council, uma instituição pública do Reino Unido.

28/03/2021  Última atualização 14H50
Embaixadora Jessica Hand e a ministra Luísa Grilo © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
A formação foi proporcionada para os utentes ajudarem a estabelecer e fortalecer uma rede de clube a nível das escolas secundárias em todo o país anunciou, na sexta-feira, em Luanda, a embaixadora do Reino Unido, durante o acto de entrega de material didáctico para a capacitação contínua dos professores de Língua Inglesa.

Segundo Jessica Hand, os manuais distribuídos contêm matérias didácticas para o ensino de Língua Inglesa, destinada a professores, que contempla o apoio e ideias para as actividades plurais, comunicativas e motivacionais em salas de aula, com vista a orientá-los para o próprio desenvolvimento profissional contínuo.

Jessica Hand recordou que o programa English Connect, começou em Angola, em 2019, e desenvolveu-se rapidamente com a estreita cooperação dos parceiros, com destaque para o Ministério da Educação, Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE) e a Associação Nacional dos Professores de Língua Inglesa.
A embaixadora contou que pelo menos três milhões de jovens angolanos têm manifestado interesse em aprender a Língua Inglesa, através do Facebook e Google, sendo que mais de 115 mil visitaram os sítios na Internet, para buscar noções e ferramentas a partir da British Council.

De acordo com Jessica Hand, dos 115 mil internautas que visitaram os sítios da British Council, tiveram acesso aos cursos de aprendizagem gratuitos e mais de 800 jovens fizeram registo para estudar Inglês online.


Inglês no III Ciclo
Presente no acto, a ministra da Educação, Luísa Grilo, deu a conhecer que, a partir do próximo ano lectivo, os estudantes do III Ciclo do Ensino Primário vão passar a ter aulas de Língua Inglesa, razão pela qual considerou importante a capacitação de professores da especialidade.
Luísa Grilo sublinhou que a parceria com a British Council é de alto nível para a formação de professores de Inglês, por ser uma língua das tecnologias de comunicação e de negócios, tendo defendido a aprendizagem da língua de Shakespeare para que as crianças, jovens e adolescentes possam ter acesso a outro tipo de literatura.


Para a governante, construir literacia implica também dominar as línguas estrangeiras, sobretudo aquelas de maior abrangência como o Inglês, tudo porque o nosso país partilha uma vasta fronteira com vários países anglófonos.
"O Ministério da Educação está aberto para continuar a parceria com a Embaixada do Reino Unido e a Associação Angolana dos Professores de Língua Inglesa (ANELTA), para continuar a acompanhar os docentes nacionais durante as formações e pós-formação”, realçou Luísa Grilo.
O director do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), Caetano Domingos, informou que 140 novos professores, a nível da província de Luanda, vão beneficiar de formação em Língua Inglesa, no âmbito de uma parceria com a British Council.

Caetano Domingos lembrou que, em 2020, foram realizadas no país duas acções formativas em Língua Inglesa, estando a próxima sessão prevista para este ano, tendo acrescentado que com os novos manuais disponíveis dar-se-á início a uma nova metodologia do ensino dessa língua, no III nível do ensino primário, entre a 5ª e 6ª classes.
Este ciclo de formação vai contemplar todas as províncias do país, numa altura em que a 5ª e 6º classes fazem parte do ensino primário, mas não da monodocência, esclareceu o responsável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade