Coronavírus

523 casos das novas variantes detectados em Luanda

Um total de 523 casos das variantes inglesa e sul-africana da Covid-19 foi diagnosticado, nos últimos dias, em Luanda, revelou, ontem, a ministra da Saúde, em conferência de imprensa.

29/04/2021  Última atualização 09H55
© Fotografia por: DR
Sílvia Lutucuta disse que tem havido um aumento "galopante” de casos das novas variantes, afectando famílias inteiras sem distinção de idade, sexo e muitos deles sintomáticos, causando mortes principalmente em jovens. A ministra da Saúde sublinhou que, contrariamente ao ano passado, em que as vítimas mortais foram adultos e idosos, as novas variantes têm ceifado mais jovens, principalmente do sexo feminino, que anteriormente eram em pequeno número.     

Por esta razão, Sílvia Lutucuta disse ser necessário reforçar e cumprir as medidas de protecção individual e colectiva. "O incumprimento das medidas pode colocar o Sistema Nacional de Saúde em colapso”, admitiu a ministra, que pretende a todo o custo evitar uma situação semelhante a que está a ocorrer na Índia, que nos últimos dias tem sido motivo de grande preocupação da comunidade internacional.  Sílvia Lutucuta lamentou, também, o facto de as pessoas estarem a fazer grandes ajuntamentos e festas sem o uso da máscara facial e lavagem das mãos com a água e sabão. 
Situação epidemiológica 
Nas últimas 24 horas, Angola registou 226 casos de Covid-19, quatro óbitos e 243 recuperados. Dos infectados, 210 foram notificados em Luanda, 7 no Huambo, 4 na Huíla e um nas províncias de Benguela, Bengo, Cuanza-Sul, Malanje e Uíge, com idades entre um mês e 87 anos, sendo 106 do sexo masculino e 120 do sexo feminino.  

Em relação às mortes, Sílvia Lutucuta informou que ocorreram nas províncias de Benguela, Luanda e Huíla. Trata-se de cidadãos nacionais, sendo dois do sexo masculino e igual número do sexo feminino. Do total de recuperados, 224 foram em Luanda, 13 em Benguela, seis no Cunene, igual número na Huíla e um nas províncias da Lunda-Sul, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login