Sociedade

54 angolanos fizeram mestrado nos EUA

Alberto Quiluta

Jornalista

Quatro estudantes angolanos vão efectuar curso de mestrado, através do programa “James William Fulbright”, no ano académico 2022/2023, com a duração de dois anos, numa altura em que foram já formados 54 cidadãos nacionais naquela instituição desde 1998, no âmbito de um convénio do Governo dos Estados Unidos da América.

19/02/2021  Última atualização 14H55
Momento em que uma angolana apresentava o testemunho sobre o valor da bolsa dos EUA © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro
A adida cultural da Embaixada dos Estados Unidos da América em Luanda, Leshawna Johnson, que falava, ontem, no acto de apresentação do Programa Fulbrigth, disse que as candidaturas para as bolsas de estudo são feitas todos os anos em Angola e visam fortalecer as relações entre o povo norte-americano e os povos de outros países.

Segundo a diplomata, o programa da James William Fulbright, celebra 75 anos de existência e está em mais de 160 países, e já permitiu a formação de cerca de 4 mil pessoas em todo o mundo, que participam em programas académicos nos Estados Unidos da América. A responsável disse que com o mestrado "Fulbright", o Governo dos EUA tem contribuído para divulgar as bolsas de estudo e outros programas, no quadro da diplomacia educacional.

Propostos para diversas áreas de saber, as candidaturas estão abertas até ao dia 16 de Abril, sendo que as inscrições serão feitas unicamente em online, no endereço: http://angola.usembassy.gov.Os candidatos devem cumprir três requisitos: ser cidadão angolano, residente em Angola, falar e escrever fluentemente o Inglês e possuir uma licenciatura com diploma, porque o programa "Fulbright" é extremamente competitivo e os interessados devem cumprir com todos os requisitos.

Administração Pública, Análise e Gestão de Política Pública, Ciências Políticas, Desenvolvimento Económico, Direito, Direitos Humanos, Economia Agrícola, Finanças, Banca, Gestão do Meio Ambiente, Jornalismo/Comunicação, Planeamento Educacional, Regional e Urbano e Saúde Pública, são os cursos abrangidos.

A arquitecta Nádia da Silva, que concluiu o programa de bolsa de estudo em "Fulbright", na área de Planeamento Regional Urbano na Universidade de Iowa, disse ser "uma experiência ímpar e que aconselha os demais candidatos a tentar a sorte."É o melhor programa educacional do mundo. Vamos nos juntar para as melhores Universidades da América”, concluiu a antiga bolseira angolana.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade