Política

71 projectos estão em execução na Lunda-Norte

Victorino Matias | Dundo

Jornalista

Apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a província da Lunda-Norte está a implementar 71 projectos de impacto social, aprovados pelo Executivo central.

03/01/2021  Última atualização 14H58
Na Educação, estão a ser construídas 21 escolas, correspondentes a 185 novas salas de aula © Fotografia por: Benjamim Cândido | Edições Novembro
Segundo o governador provincial, Ernesto Muangala, que prestou a informação, quarta-feira, no Dundo, durante a mensagem de fim de ano, os projectos estão a ser implementados no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Ernesto Muangala esclareceu que cinco dos 71 projectos são da responsabilidade das estruturas centrais, 65 das administrações municipais e um do governo provincial.

Os projectos estão avaliados em dezanove mil milhões, catorze milhões, trezentos e noventa e nove mil, seiscentos e sessenta e sete kwanzas (19.014.399.667).
Muangala revelou que, até ao final de Dezembro, o Governo da Lunda-Norte confirmou o desembolso financeiro de dois mil milhões, quinhentos e noventa milhões de kwanzas, que incidiram sobre 58 projectos para o pagamento das obras e respectiva  fiscalização.

Os investimentos estão voltados aos sectores da educação, saúde, construção de habitação, esquadras policiais, complexos administrativos autárquicos, sistemas de água potável por furos artesianos, reabilitação precária de vias de comunicação, assim como a aquisição de equipamentos para os serviços de limpeza e saneamento básico.
No sector da Educação, particularizou, estão a ser erguidas 21 escolas que vão permitir o surgimento, neste ano, de 185 novas salas de aula.

Com os projectos em curso nos dez municípios da província, augura-se pela promoção do desenvolvimento local, com a criação de condições para a atracção do investimento privado, salientou Ernesto Muangala.
A Lunda-Norte tem uma área de 103.760 quilómetros quadrados e a sua capital é a cidade do Dundo.

A província é constituída por dez municípios: Cambulo, Capenda Camulemba, Caungula, Chitato, Cuango, Cuílo, Lóvua, Lubalo, Lucapa e Xá-Muteba. Os municípios dividem-se em 25 comunas. A Lunda-Norte possui uma grande indústria mineira, com especial enfoque na extracção de diamantes, mas também de ouro. Está limitada a Norte e a Leste pela República Democrática do Congo, a Leste com a província de Malanje e a Sul com a Lunda-Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política