Mundo

83 palestinianos mortos em ataques israelitas

O movimento islâmico Hamas deu, ontem, conta de mais 16 mortos nos ataques israelitas à Faixa de Gaza, que controla, o que faz aumentar para 83 o total de palestinianos mortos desde o início das hostilidades, na segunda-feira.

14/05/2021  Última atualização 05H45
83 mortos, incluindo 17 crianças, 487 pessoas ficaram feridas © Fotografia por: DR
Além de um total de 83 mortos, incluindo 17 crianças, 487 pessoas ficaram feridas, indicou o Hamas, após uma nova noite de ataques aéreos de Israel no enclave e de disparo de mísseis a partir de Gaza em direcção ao território israelita. Esta foi a terceira noite de hostilidades entre Israel e grupos armados palestinianos em Gaza e o conflito prosseguiu ontem.
As salvas de mísseis contra território israelita levaram ao desvio de todos os voos em direcção ao aeroporto internacional Ben Gurion de Telavive.

Os Estados Unidos anunciaram o envio de um emissário a Israel e aos territórios palestinianos para exortar, uma vez mais, à paragem da violência, enquanto Moscovo apelou a uma reunião de urgência do Quarteto para o Médio Oriente (União Europeia, EUA, ONU e Rússia).
A luta entre Israel e o Hamas iniciou-se na segunda-feira, após semanas de tensões israelo-palestinianas em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do Islão junto ao local mais sagrado do judaísmo, nesta zona da cidade.

Desde segunda-feira, o Exército israelita indicou ter realizado 600 bombardeamentos na Faixa de Gaza, território sob bloqueio há mais de uma década e onde vivem cerca de dois milhões de palestinianos.
As milícias do Hamas e da Jihad Islâmica dispararam cerca de 1.600 mísseis contra Israel, que mataram sete pessoas, incluindo uma criança e um soldado, e deixaram feridas centenas. Israel tem sido confrontado com uma outra "frente” com tumultos em cidades judaico-árabes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo