Opinião

A água, a economia e a existência da vida

Comemorou-se esta semana o Dia Mundial da Água, 22 de Março. A água é um recurso natural de grande importância para a vida da humanidade e sabe-se das dificuldades que muitos países, sem recursos hídricos, atravessam para poderem realizar certos projectos produtivos.

24/03/2021  Última atualização 08H06
É indiscutível que a água tem um peso enorme na economia, pelas suas repercussões na vida das populações que a utilizam para diversos fins de natureza económica e social.
Pode-se hoje mesmo falar da economia da água, um mineral de extrema importância para a existência da vida. Costuma-se dizer que "onde há água há vida".
A água é hoje um dos grandes recursos naturais no mundo e pode vir a ser motivo de disputas entre Estados pelo seu valor económico.

Diz a Declaração Universal dos Direitos da Água da ONU que "a água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;"
Os Estados que têm em abundância a água devem fazer com que este recurso natural e os seus ciclos sejam preservados.

 A Declaração Universal dos Direitos da Água da ONU alerta para o facto de "os recursos naturais de transformação da água em água potável serem "lentos, frágeis e muito limitados."
 Lê-se ainda na referida Declaração que "a gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua protecção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social".
 Sabe-se que a África Austral tem um enorme potencial em termos de recursos hídricos e era bom que os Estados desta região gizassem conjuntamente programas de defesa das suas águas, necessárias ao seu desenvolvimento.

Os Estados da África Austral devem tudo fazer para que as suas águas não sejam desperdiçadas,poluídas ou envenenadas.
Importa que os Estados da África Austral façam boa gestão da água que possuem, no quadro, por exemplo, da SADC, uma organização regional que, pela sua experiência, é capaz de assegurar que esse recurso natural seja gerador de benefícios para milhões de habitantes da região.
 O acesso das pessoas à água potável deve continuar a ser uma preocupação dos Estados da Africa Austral, tida como uma das mais ricas do mundo em recursos hídricos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião