Opinião

A hora da mega campanha

Se for perene, sustentável e livrar a cidade capital dos amontoados de lixo de forma permanente, provavelmente faremos um balanço positivo da medida e iniciativa tomada, daqui a algum tempo, com o alargamento de intervenientes no processo, gestão e recolha dos resíduos sólidos.

27/04/2021  Última atualização 06H00
Variadas vezes defendemos, e parece razoável continuar a defender, a necessidade e urgência de um plano permanente  direccionado para a transformação do lixo em activos económicos que inviabilizem o quadro em que desfavoravelmente o Estado é levado a gastar e acumular dívidas incomportáveis. A sustentabilidade de um plano para limpeza da cidade de Luanda é urgente na medida em que o crescimento demográfico da cidade é uma realidade que, a ocorrer nos moldes em que sucede, tende a levar a eclipsar o recurso a medidas paliativas.  
A recente experiência por que passou a cidade, pouco depois da rescisão dos contratos de limpeza com as seis operadoras, sem um plano B que cobrisse o vazio até à contratação e entrada em funcionamento de outras operadoras, deve servir-nos de lição. Atendendo aos amontoados de lixo, não é exagerado dizer que a cidade de Luanda pagou caro e a probabilidade de surgimento de surto de doenças como a cólera estava a ser, cada vez mais, uma possibilidade real. Ainda bem que oportunamente, a ministra da Saúde veio a público para acalmar com a informação segundo a qual não havia  confirmação de existência de cólera atendendo aos testes efectuados.Em todo o caso, e tal como alertavam numerosos sectores da sociedade luandense, a combinação entre os amontoados de lixo e as enxurradas acabaria por dificultar inclusive o trabalho inicial das operadoras recentemente licenciadas, além dos estragos de natureza sanitária.

Logo, acreditamos que o reforço do processo de gestão e recolha de lixo, com a entrada em cena dos agentes das forças de Defesa e Segurança, das empresas de construção, constitui um desenvolvimento importante. Tal como as iniciativas anteriores, o que se precisa em Luanda são diligências sustentáveis, medidas que transcendam ao lado paliativo de resolução dos problemas e a continuidade do trabalho de recolha de resíduos com segurança e satisfação.Saudamos a presente iniciativa, embora seja cedo para o balanço que se pretende positivo, sendo o mais importante aqui o passo dado que vai complementar, mas não desonerar os Governo Provincial de Luanda das suas responsabilidades e atribuições.

Esperemos que os actores, agora engajados nesta denominada mega campanha, sejam bem sucedidos no projecto que servirá para complementar o trabalho das operadoras. Atendendo a limite e escassez de recursos, nunca é demais apelar para que em todo este processo as partes intervenientes sejam capazes de evitar a repetição de trabalhos, a duplicação de esforços, a dispersão de recursos. Para dar certo, obviamente que esta mega campanha precisa e conta  com o apoio de todos os munícipes de Luanda, para o seu sucesso completo. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião