Opinião

A “liguilha” intermédia

Matias Adriano

Jornalista

O Girabola disputou, no fim-de-Semana, a 15ª jornada. Poder-se-á dizer que a prova cumpriu metade do percurso. Pois, em condições normais estaria-se a dar urras e vivas ao campeão de cacimbo, como soe dizer-se.

16/03/2021  Última atualização 16H45
Entretanto, contra todas as expectativas, o que temos é um quadro policromo e pouco expressivo. Dos 120 jogos que correspondem ao  primeiro turno da prova, apenas metade terá sido disputado, verificando-se um cortejo,  engarrafado, de jogos em atraso.

 As culpas deste cenário, pouco simpático, não podem, à partida, ser assacadas a este ou àqueloutro, sendo evidente que emanam de uma situação transversal, cuja carga funesta e lúgubre ousou alterar as nossas agendas. Não é sem razão a inclusão no léxico do termo "atípico” . Vivemos, enfim, numa atipicidade propensa à inversão do nosso modo vivencial.

 Veja-se que a prova chega à 15ª jornada e contam-se nos dedos da mão as equipas totalistas. Ou seja, as que fizeram as 15 jornadas. A generalidade, tem ainda jogos por fazer. Umas mais que as outras, como é, à guisa de exemplo, o caso do 1º de Agosto. Portanto, a prova deve aguardar para ver homologada a primeira volta. E aqui escapa a sensação de o prejudicado vir a ser quem tem o pacote de jogos completo.

 Em bom rigor, assistimos a um campeonato com características "suis generis”, que incorpora, para lá das duas voltas, uma fase intermédia, que consistirá na recuperação dos jogos em atraso. É, realmente, a primeira vez que temos um Girabola tão confuso e profuso desde a primeira edição, em 1979. Aliás, em meio à pandemia não se podia esperar coisa melhor.

 Passa-se que o interregno da prova, enquanto decorre a "liguilha” intermédia, será prejudicial às equipas que tenham totalizado os jogos, acusando quebra de ritmo e atacar a segunda volta uns furos abaixo do rendimento patenteado na primeira. O ritmo competitivo deve ser ininterrupto, salvo em situações especiais.

 Aqui chegados, é nosso convencimento que  concorre, infelizmente, para este estágio, dois factores: a situação pandémica e a crise administrativa na FAF. Com os casos da Covid-19 a forçarem adiamento de jogos, e uma estrutura federativa, quase desgovernada, não há como ter um Girabola isento de máculas, ou melhor que este, "questamu coele”...

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião