Opinião

A luta contra o racismo

O racismo continua na ordem do dia em todo o mundo. Casos de racismo ocorrem infelizmente com muita frequência em várias partes do nosso dito "civilizado".

22/03/2021  Última atualização 09H03
O mundo do futebol tem sido particularmente marcado por casos graves de discriminação racial, o que tem levado prestigiadas figuras do desporto a tomar posições contra o racismo.
Há sociedades em que o racismo é praticado por pessoas que pertencem a instituições que deviam velar pela justiça, como a Polícia, e estar na primeira linha da defesa daqueles que são vítimas de discriminação, em virtude da cor da sua pele.

O racismo no mundo é uma realidade que preocupa a todo o mundo e a luta contra os racistas, violentos ou não, deve prosseguir, para se construir um mundo melhor para todos os seres humanos.
É importante que os políticos e governantes não ignorem a existência do racismo no mundo e o denunciem. Kamala Harris, Vice-Presidente dos Estados Unidos, foi clara, ao afirmar recentemente em Atlanta (EUA) que "o racismo é real na América e sempre foi ". E disse mais : "A xenofobia é real na América e sempre foi".

É com esta clareza e frontalidade que os políticos de todo o mundo devem combater o racismo no mundo. As palavras são também uma ferramenta de combate à discriminação racial.
Os Estados devem, por seu lado, fazer com que, por via de legislação, ninguém seja discriminado por causa da cor da sua pele. Há países,como o Brasil, em que o racismo é crime que não prescreve, ou seja, pode ser julgado a todo o tempo.

Vale a pena citar um artigo da declaração das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial. Eis o seu teor: "Discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, dos direitos humanos e liberdades fundamentais, nos campos político, económico, social, cultural ou qualquer outra área da vida."

É importante que os Estados e as sociedades tenham consciência de que é necessário proteger permanentemente a dignidade da pessoa humana, em quaisquer circunstâncias.
Comemorou-se ontem, 21 de Março, o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e desejamos que haja menos casos de racismo no mundo e que se acabe com todo o tipo de intolerância em relação a qualquer indivíduo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião