Política

“A OMA é um parceiro importante do Executivo”

A OMA tem sido um parceiro importante do Executivo na sensibilização e divulgação do papel da mulher, bem como da sua inserção na sociedade através da promoção de valores cívicos, éticos, combate ao analfabetismo e igualdade de género, afirmou, sábado, a secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

24/05/2021  Última atualização 06H40
OMA realizou sábado um encontro de cortesia com embaixadoras acreditadas no país © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
Ao intervir no encontro de cortesia promovido pela OMA com entidades diplomáticas acreditadas em Angola, Esmeralda Mendonça referiu que o Executivo defende o empoderamento da  mulher como factor de estabilidade social e política.
A responsável reconheceu o esforço da OMA na inserção da mulher em diferentes áreas sociais, políticas e não só.
Mas reconheceu haver, ain-da, muito por fazer, por isso pediu a solidariedade das em-baixadoras e embaixatrizes a apoiarem estes esforços, sobretudo os programas de educação e formação da mulher.


Reforço da parceria

Ao intervir no mesmo encontro, a secretária-geral da OMA, Joana Tomás, garantiu que a organização vai continuar a empreender esforços para estreitar os laços de cooperação com as entidades diplomáticas acreditadas em Angola e organizações internacionais.

Segundo Joana Tomás, a OMA vai, também, promover formação profissional para proporcionar melhores oportunidades de emprego a nível internacional. Ao intervir num encontro de cortesia com entidades diplomáticas acreditadas em Angola, sob o lema "A OMA mais próxima da diplomacia”, Joana Tomás referiu que o evento também  serviu de oportunidade para solicitar o apoio dos parceiros sociais para a concretização das acções estabelecidas para o quinquénio 2021/2026. 

"Desde a sua fundação que a OMA vem defendendo a valorização da mulher e dar soluções progressivas aos problemas que afligem as mulheres angolanas, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade”, sublinhou.

Joana Tomás indicou ainda que a OMA não vai vacilar no cumprimento dos compromissos assumidos no combate à violência doméstica, doenças sexualmente transmissíveis, fuga à paternidade e à maternidade, entre outros problemas que afligem a sociedade angolana.
A embaixadora de Moçambique, Osvalda Joana, que falou em representação das embaixadoras e embaixatrizes, disse que vão continuar a estabelecer o melhor relacionamento em prol dos direitos da mulher e na promoção do desenvolvimento dos Estados.


  MPLA quer mais dinamismo em Luanda

O primeiro secretário do MPLA em Luanda, Bento Bento, disse que o comité provincial da OMA em Lu-anda deve ser mais interventivo. O político falava à imprensa durante a visita realizada no Distrito Urbano do Benfica, município de Talatona, no sábado.

O político disse que o MPLA pretende ver o braço feminino na capital do país mais dinâmico, solidário e  mobilizador, face ao momento político que o país vive.  "A nossa presença no município de Talatona é para tentarmos alavancar algumas dificuldades, dando alguns subsídios de trabalho. Vamos ver, nos próximos tempos, uma OMA mais in-terventiva, mais dinâmica, mais mobilizadora e mais solidária porque hoje a solidariedade é uma das armas fundamentais para estender  a mão a quem sofre e quem precisa’’, sublinhou.

Bento Bento garantiu que a OMA vai passar a servir sopa diariamente  em todos os distritos e principais comunas da capital, para atingir as famílias mais carenciadas. "O nosso conselho, de acordo com o líder do partido, é fazer com que a OMA trabalhe com todas as mulheres, independentemente da religião ou filiação política e podem a nível de base desenvolver acções conjuntas sem perder de vista que a OMA é o principal sustentáculo do MPLA’’, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política