Opinião

A pandemia da Covid-19 e a comunidade científica

A pandemia da Covid-19 é uma realidade com a qual havemos de lidar por tempo indeterminado, estando a comunidade cientifica a trabalhar arduamente para que o mundo disponha das vacinas, a fim de milhões de pessoas voltarem a ter uma vida normal.

06/01/2021  Última atualização 07H53
A nova variante da Covid-19 coloca novamente a comunidade científica perante novos desafios, com os governantes de diferentes países a tomarem já medidas preventivas para evitar que os problemas relacionados com pandemia se agravem.

A comunidade científica, com a produção de vacinas, deu um passo importante no sentido de livrar o mundo de uma doença que está a afectar negativamente a vida de muitos milhões de pessoas em todo o mundo, particularmente as que vivem em países subdesenvolvidos, que já têm recursos muito limitados para resolver problemas de ordem económica e social.

Importa entretanto que os Estados não baixem a guarda, quanto à prevenção da pandemia da Covid-19, mesmo depois de decidirem pôr em marcha planos de imunização das populações, por via de vacinas, até porque ainda se estuda a natureza da nova variante da doença e se procura encontrar um antídoto para ela, se for caso disso.

Enquanto a comunidade cientifica continua a trabalhar para fazer face a novos problemas que eventualmente possam surgir na sequência da nova variante da Covid-19, os governos têm de continuar a fazer a sua parte, tomando as decisões que se impõem, e sempre tendo em atenção as recomendações da comunidade científica.

Os governos e a comunidade científica devem continuar a trabalhar estreitamente, porque o pior pode não ter passado ainda . A protecção da vida humana deve continuar a estar no centro das preocupações dos governos, que devem combinar medidas preventivas com acções destinadas à recuperação das economias.

Mesmo já havendo uma luz ao fundo do túnel, com a descoberta de vacinas para combater a Covid-19, continua a ser necessário que os sistemas de saúde estejam em alerta máximo, não descurando de medidas preventivas. Continua a valer a máxima de que "melhor forma de resolver os problemas é evitá-los".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião