Mundo

Abbas pede intervenção dos EUA para travar Israel

O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, pediu, ontem, a intervenção dos Estados Unidos para que ajam “de forma mais activa” para “pôr fim à agressão israelita” na Faixa de Gaza, indicou a agência noticiosa palestiniana Wafa.

18/05/2021  Última atualização 10H47
Presidente da Autoridade Palestiniana pede fim da agressão © Fotografia por: DR
O pedido de Abbas foi feito ao subsecretário adjunto para os Assuntos Palestinianos e Israelitas do Departamento de Estado norte-americano, Hady Amr, que se encontra desde 13 deste mês na região como enviado especial do Presidente norte-americano, Joe Biden, com o objectivo de travar o conflito entre Israel e o movimento islâmico xiita Hamas, que governa na Faixa de Gaza.

Na reunião, segundo a Wafa, Abbas "exigiu um maior apoio” da Administração norte-americana para "pôr cobro à escalada israelita” e para "retomar os esforços” para que se possa chegar a uma solução política "de acordo com a legitimidade internacional”.
No entanto, os Estados Unidos não têm relações directas com o Hamas, que controla de facto Gaza desde 2007, pois considera-o um "grupo terrorista”.

Por outro lado, desconhecem-se, também, pormenores sobre o que foi discutido domingo, em Jerusalém, numa reunião de Hady Amr com o ministro da Defesa israelita, Benny Gantz.
Desde o início dos confrontos, a 10 deste mês, já morreram, na Faixa de Gaza, cerca de 200 palestinianos, incluindo 59 menores e 39 mulheres, bem como há o registo de mais de 1.300 feridos.
Do lado israelita foram contabilizadas 10 mortes, entre elas a de dois menores, numa altura em que continuam os ataques de ambas as partes sem que se vislumbre um sinal de tréguas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo