Sociedade

Aberta campanha de doação de sangue

Paulo Caculo

Jornalista

A Cruz Vermelha de Angola (CVA) promove, a partir de hoje até ao próximo dia 9 de Abril, campanhas de recolha de sangue, em todo o país, no âmbito das actividades que visam assinalar os 43 anos da instituição.

16/03/2021  Última atualização 14H36
De acordo com uma nota que o Jornal de Angola teve acesso, a campanha vai contar com dadores voluntários afectos à instituição, espalhados pelo país, em estreita colaboração com o Instituto Nacional de Sangue.

A mobilização e a sensibilização pública dos voluntários para a doação de sangue, segundo ainda a instituição, terá maior incidência em Luanda "pelo facto de registar maior concentração populacional em relação às demais províncias do país” e registar "inúmeras ocorrências e incidentes com graves consequências, que requerem o aprovisionamento e conservação adequada de grandes quantidades de sangue”.

Ainda em alusão às celebrações, a Cruz Vermelha faz saber que decorrem, desde o passado dia 10 do mês em curso, consultas médicas gratuitas na comunidade do bairro Macuia, no Distrito Urbano do Morro dos Veados, município de Belas, em Luanda.
As consultas médicas realizam-se sob o lema "Meu Médico, Minha Consulta, Minha Receita” e contam com o apoio medicamentoso dos parceiros e suporte médico de especialistas angolanos recém-formados em Cuba, bem como de alunos finalistas de medicina na Escola de Saúde Castelo António (ESCA).

As actividades constam do programa trimestral da Cruz Vermelha de Angola por ocasião das celebrações do 16 de Março (Dia da Cruz Vermelha) e do 8 de Maio (Dia Internacional da Cruz Vermelha).
A Cruz Vermelha de Angola foi constituída nos termos das Convenções de Genebra, de que Angola é parte integrante. É uma associação auxiliar dos poderes públicos com fins "assistenciais” e de utilidade pública, dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa e financeira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade