Política

Acção fiscalizadora da IGAE no Cunene será permanente e efectiva

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

O inspector-geral adjunto da Administração do Estado (IGAE) disse, esta quinta-feira (18), em Ondjiva, província do Cunene, que a acção fiscalizadora da instituição vai estender-se a todas as instituições do Estado na região, “de forma permanente e efectiva”.

18/03/2021  Última atualização 21H57
© Fotografia por: DR
Falando no acto de apresentação do delegado da IGAE no Cunene, Eduardo Semente defendeu a sensibilização sobre a importância da gestão correcta do erário.
"É preciso priorizar uma acção pedagógica, de modo a sensibilizar os gestores públicos a pautarem-se por uma conduta mais transparente, leal e honesta na gestão da coisa pública”, disse.

Eduardo Semente frisou que "a expansão da IGAE às províncias faz parte da estratégia de redimensionamento da actividade inspectiva, no quadro do reforço dos mecanismos de combate à corrupção e de outros males nas instituições do Estado”.

Lembrou que a IGAE tem como função principal apoiar a governação pública e verificar as vulnerabilidades funcionais e orgânicas, para uma melhor administração pública a todos níveis.
O delegado da IGAE no Cunene disse que vai dar primazia ao reforço da colaboração entre os quadros ligados à actividade inspectiva do governo provincial, a par da promoção de acções pedagógicas junto dos gestores e quadros administrativos.

Célio Bettencourt de Oliveira pediu o envolvimento de cada cidadão, e das instituições públicas e privadas, no combate à corrupção e crimes conexos. Garantiu que vai trabalhar na luta contra a corrupção, nepotismo e "outras práticas que lesam o interesse público”.
"É nossa missão cooperar, ajudar e fazer com que os órgãos do Estado sejam mais justos e transparentes na prestação de serviço”, disse.

O vice-governador do Cunene, Édio Gentil, prometeu total apoio e cooperação ao delegado da IGAE, para "a concretização dos pressupostos inerentes às acções de luta contra a corrupção, nepotismos e outros males”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política