Política

Acto central do dia da Paz e Reconciliação Nacional acontece amanhã na cidade de Cabinda

Garrido Fragoso

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, desloca-se, hoje, à província de Cabinda, onde, em representação do Chefe de Estado, orienta, amanhã, o acto central das comemorações do 19º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional.

03/04/2021  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR
De acordo com uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República, o programa de trabalhos de Bornito de Sousa inicia hoje, com uma série de visitas a projetos de impacto económico, social e histórico. Também inclui reuniões com representantes da sociedade civil local.
Após à sua chegada a Cabinda, o Vice-Presidente da República desloca-se ao município de Cacongo, onde visita à unidade agropecuária "Bernardo Cudefa”, que tem gado bovino e caprino, além de galinhas. A unidade emprega, em tempo integral, dez jovens e outros tantos de forma sanzonal.Ainda em Cacongo, Bornito de Sousa efectua uma visita à foz do Rio Chiloango, onde, na companhia de membros de associações locais, vai plantar mangais e inspecionar uma ravina em progressão, na vila de Lândana.

Ainda hoje, visita a igreja católica da vila de Lândana, edifício secular construído em 1903 pelos padres espiritanos. O Vice-Presidente da República vai testemunhar a cerimonia de consignação da empreitada para a reabilitação da instituição religiosa.A Igreja de São Tiago Maior de Lândana é classificada como patrimônio histórico cultural. Com 118 anos, foi reabilitada em 2003, no âmbito da celebração do centenário. Em 2014 beneficiou de intervenções pontuais no âmbito da Fanacult. Por falta de manutenção, a fachada frontal desabou, em Abril de 2018, resultante das infiltrações nas paredes.
  No município de Cabinda, Bornito de Sousa desloca-se ao Porto Marítimo de Águas Profundas, onde do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, receberá explicações detalhadas sobre o funcionamento da infra-estrutura. A meio da tarde, vai ao Centro de Análises e Controlo de Poluição Ambiental, onde do ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, se inteira da atividade desta instituição.Deslocação à Refinaria de Cabinda e encontros, ao final da tarde, com estudantes universitários e representantes do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade também constam do programa da visita do Vice-Presidente da República.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política