Coronavírus

África CDC elogia decisão de Washington

A posição dos Estados Unidos da América a favor da suspensão das patentes das vacinas anti-Covid-19 é “uma notável expressão de liderança”, considerou o director do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

08/05/2021  Última atualização 10H19
© Fotografia por: DR
A decisão é "uma expressão notável de liderança e um desenvolvimento muito importante”, disse, John Nkengasong, em declarações, quinta-feira, na conferência de imprensa semanal da organização, através da Internet.
"A história recordará a decisão tomada pelo Governo dos Estados Unidos como sendo a coisa certa no momento certo para combater este terrível desafio, sem precedentes na nossa história contemporânea”, afirmou Nkengasong.

A União Africana lançou, em 13 de Abril, várias parcerias, com o objectivo de criar cinco centros de fabrico de vacinas em África e, desta forma, alcançar a produção local de 60% das vacinas que venham a ser utilizadas no continente num período de 20 anos. África produz actualmente apenas 1% das vacinas ministradas no continente.
Não vai acontecer "da noite para o dia”, concedeu John Nkengasong. "Vai levar tempo, mas dá-nos uma oportunidade única de avançar com um programa de fabrico continental” de vacinas, acrescentou o diretor do Africa CDC.

"Estamos ansiosos por trabalhar com a Organização Mundial do Comércio, para fazer avançar este processo”, disse ainda. O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou-se "inteiramente a favor” da medida, considerando, não obstante, que a prioridade a curto prazo deve ser "a doação de doses”, passando ainda pela produção de vacinas, "em parceria com os países   mais pobres”.
A Alemanha, através do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, declarou-se também "aberta” à "discussão” sobre o assunto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login