Desporto

Africano dos Camarões pode registar recorde

Silva Cacuti

Jornalista

A 24ª edição do Campeonato Africano de Andebol sénior feminino pode contar com um número recorde de participantes a julgar pela quantidade de países inscritos para o sorteio de 1 de Abril, em Yaoundé, Camarões, palco de disputa. Doze equipas aguardam pela realização do sorteio, enquanto uma está na condição de suplente, a Selecção do Quénia.

25/03/2021  Última atualização 11H25
Selecção Nacional sénior é a detentora do título continental © Fotografia por: Edições Novembro
Estão inscritas as equipas de Angola, Senegal, República Democrática do Congo, República do Congo, Camarões, Tunísia, Argélia, Guiné, Costa do Marfim, Cabo Verde, Nigéria e Madagáscar.
Pela primeira vez, as selecções dos arquipélagos ocidental e oriental (Cabo Verde e Madagáscar) inscrevem os nomes na competição. Os caboverdianos fazem-no como a terceira equipa lusófona, depois de Angola e Moçambique. A selecção do Índico jogou as provas disputadas no Benin (1996) e África do Sul (1998).

Angola vai aos Camarões com objectivo de revalidar o título continental. As Pérolas, agora sob a batuta de Filipe Cruz, concentra-se a 29 do corrente mês em regime de bolha, no Dream Space, até três de Abril para dar os primeiros passos da preparação.
Um segundo estágio está previsto para finais de Maio, em França, onde a equipa vai terminar o aprumo com a inclusão de jogos de controlo.

Filipe Cruz convocou 20 atletas, 13 das quais afectas ao 1º de Agosto. O emblema militar junta as atletas às cinco do Petro de Luanda e duas outras que estão sem clube. Eis as convocadas: Teresa Almeida "Bá", Paulina Silva, Eliane Paulo (Guarda-redes); Ruth João e Liliana Venâncio (Pivôts); Vilma Nenganga, Helena Paulo "Gilda", Marília Quizelete "Inglesa" (centrais); Juliana Machado, Natália Kamalandua (pontas direitas); Vilma Silva, Natália Bernardo, Dalva Peres (pontas Esquerdas); Wuta Dombaxe, Joana Costa, Dolores Rosário (laterais direitas); Vera Kiala, Stelvia Pascoal e Magda Cazanga (laterais esquerdas).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto