Cultura

“AfriComics” encoraja uso da banda desenhada

O Goethe-Institut, na África Subsariana, está a elaborar um projecto regional denominado “AfriComics”, destinado a 11 países da região, com o objectivo de promover e encorajar o uso da banda desenhada (graphic novels) como meio de expressão artística, social e cultural.

22/02/2021  Última atualização 18H24
Banda desenhada © Fotografia por: DR
O Goethe-Institut Angola convida os artistas a enviarem ideias por vídeos curtos (10 minutos no máximo) sobre a banda desenhada em Angola. As ideias devem ser submetidas até ao dia 7 de Março de 2021, num único documento PDF para o Goethe-Institut Angola: Arno.holl@goethe.de. O Goethe-Institut está a planear a realização de seminários com artistas de banda desenhada tanto africanos como alemães, e também uma publicação. O tema fundamental é a vivência quotidiana nos respectivos países, reflectida por meio da banda desenhada.

Pelas restrições impostas pela pandemia da Co-vid-19, numa primeira fase não poderão ser realizados encontros físicos e vai ser criada uma videoteca que servirá para a preparação individual de participantes dos futuros seminários.  Os temas propostos são os seguintes: a história da cena da banda desenhada, ferramentas e técnicas de produção de banda desenhada, formas de publicação e comercialização e retratos de artistas individuais ou colectivos. As três melhores submissões serão escolhidas por um júri. Depois, os autores das submissões seleccionadas receberão mais informação sobre possíveis formatos, taxas e prazos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo

Opinião

Política