Desporto

AIDA vai hoje a voto

A nova direcção da Associação de Imprensa Desportiva Angolana (AIDA), é eleita hoje, em Assembleia-geral ordinária a ter lugar das 9h00 às 10h00 no Centro de Formação de Jornalistas-CEFOJOR.

03/04/2021  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR
Concorrem ao pleito duas listas, nomeadamente a A liderada por Honorato Silva e a B que tem como cabeça o jornalista Luís Caetano. Durante o período de campanha os candidatos procuraram transmitir as suas intenções caso cheguem à vitória.
Por exemplo, no plano de acção apresentado, no último dia da campanha, ao eleitorado da província do Huambo, o líder da lista A propõe-se a trabalhar na reestruturação da organização face às mudanças registadas ao longo dos 24 anos desde a sua fundação.

Segundo Honorato Silva, estas mudanças e reformas deverão estar relacionadas com a especialização das coberturas desportivas sem, no entanto, promover roturas com o passado, para que a organização responda cada vez mais às necessidades do jornalismo desportivo no país.
De igual modo, prometeu trabalhar na promoção da união da classe de jornalistas desportivos, com aposta na formação dos profissionais em termos de ética e deontologia, na dinamização dos núcleos regionais e a  institucionalização do troféu "Aleluia” pseudónimo de António Ferreira, anterior presidente da AIDA, falecido em 2020.

Por sua vez, o candidato da lista B, Luís Caetano, vai priorizar, caso seja eleito, ao longo do seu mandato de quatro anos, a formação permanente dos associados. Profissional da Televisão Pública de Angola, referiu que o seu grande desafio é elevar os conhecimentos e as competências técnicas dos profissionais, no sentido de se melhorar cada vez mais a qualidade do jornalismo desportivo prestado no país.

Nesta conformidade, avançou que serão realizadas acções formativas a todos os níveis, desde as técnicas de redacção, de cobertura jornalística, bem como da ética profissional.
Para a concretização deste desiderato, informou constar no seu programa o estabelecimento de parcerias com as instituições afins, centros de formação profissional do país e do estrangeiro, a fim de se promover a capacitação permanente dos profissionais.

Luís Caetano destacou ainda como acções do seu programa, caso seja eleito, a legalização da AIDA, a actualização dos seus estatutos, a institucionalização da carteira profissional e do prémio nacional de jornalismo desportivo, para além da inclusão do género feminino e o reforço da parceria com as associações desportivas, com o objectivo de facilitar a classe no exercício da actividade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto