Economia

AIPEX mostra o potencial dos investimentos captados

O presidente do Conselho de Administração da Agência do Investimento Privado e promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques da Silva, vai apresentar na próxima quarta-feira à tarde, em Luanda, o balanço dos últimos três anos e da actual posição do país no que diz respeito à captação de investimentos.

22/03/2021  Última atualização 09H50
Salinas de Benguela representam a força do sector Privado © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro
Este evento acontece na sequência das actividades previstas nas celebrações do terceiro aniversário do organismo afecto ao Ministério da Economia e Planeamento e que nos dias 16 a 19 levou os gestores da AIPEX à província de Benguela.
Naquela província, António Henriques da Silva visitou projectos privados, um dos quais destinado à captura, congelação e transformação de pescado. Localizado na Caota, foi implementado nos termos da autorização, tendo sido registado pela AIPEX em Junho de 2017.

O mesmo teve um investimento de 41,9 milhões de dólares, tendo criado 362 postos de trabalho directos, dos quais 329 destinados a nacionais e 33 para estrangeiros.
Ainda em Benguela, a AIPEX visitou o projecto Tutiangol, erguido no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC) e que visa à produção alimentar e comercialização de equipamentos para indústria alimentar, cujo montante de investimento é de 2,8 milhões de dólares. O mesmo criou 64 postos de trabalho directos, dos quais 61 destinados à nacionais e 3 para expatriados.

A caravana visitou também os projectos Salinas da Baía Farta e Salinas de Benguela. A cidade do Sal erguida numa área de 11 mil hectares, no município da Baía Farta, emprega cerca de 500 trabalhadores efectivos e mais de duas centenas de eventuais. A cidade do Sal, em construção no município da Baía Farta, desde 2016, garante ao país uma produção de cerca de 12 mil toneladas de sal por ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia