Desporto

Alargada quarentena da Selecção Nacional

Armindo Pereira

Jornalista

Os integrantes da comitiva angolana presentes na segunda e última janela FIBA de qualificação para Afrobasket Rwanda'2021, que decorreu de 19 a 21 de Fevereiro, em Youndé, capital dos Camarões, vão ter de cumprir mais dez dias de quarentena domiciliar depois de ter sido detectado ontem um caso reactivo no grupo.

05/03/2021  Última atualização 08H10
selecção de basquetebol fica mais dez dias em isolamento © Fotografia por: Contreiras Pipas | Edições Novembro
A constatação foi feita após a realização do terceiro teste de despiste à Covid-19, desde a data do desembarque da caravana no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. Para salvaguardar a pessoa em causa, a sua identidade não foi revelada pelos técnicos de saúde presentes no local.
O Jornal de Angola apurou que o mesmo foi levado de ambulância para o centro da Barra do Kwanza para fazer alguns exames complementares, apesar de não apresentar qualquer sintoma.

No entanto, os responsáveis da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) optaram por colocar o integrante numa unidade hospitalar privada, onde vai continuar a ser acompanhado.  
Na ocasião, Silvo Lemos, vice-presidente da FAB que chefiou a caravana, apelou a todos os integrantes a cumprir rigorosamente as orientações dos técnicos de saúde para o cumprimento escrupuloso da quarentena domiciliar até à realização do próximo teste. 

Nesta conformidade, o dirigente não descartou a possibilidade do arranque do Campeonato Nacional sénior masculino vir a ser adiado. Nos próximos dias, a direcção liderada por Moniz Silva vai fazer um pronunciamento oficial sobre o assunto.
Recorde-se que antes do embarque, os integrantes da Selecção Nacional realizaram três testes, dois em território camaronês, sendo um à chegada no Aeroporto Internacional de Yaoundé, e outro no hotel onde estiveram hospedados, um dia antes do arranque da competição.


Embaixador turco visita sede FAB

O embaixador turco acreditado em Angola, Alp Ay, efectuou, ontem, uma visita de cortesia às instalações da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) com o objectivo de reforçar os laços de cooperação entre o órgão reitor e a similar daquele país europeu.

O facto foi revelado ontem ao Jornal de Angola  pelo presidente da FAB, Moniz Silva. Na ocasião, o líder máximo da instituição  enalteceu a intenção, sobretudo pelo facto dos turcos serem uma potência europeia e a nível do mundo. Actualmente ocupa o 15ª lugar do ranking da Federação Internacional de Basquetebol Associado, com 531,9 pontos.
"É sempre bom haver troca de experiência com uma nação como a Turquia, podermos aproveitar para melhorar quer a nível competitivo, quer a nível administrativo olhando também para a possibilidade de realizarmos jogos de controlo com as distintas selecções" 

Questionado sobre a possibilidade da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol vir a realizar um estágio pré-competitivo naquele país europeu, tendo em vista a disputa do Torneio Pré-Olímpico, em Junho próximo, de apuramento aos Jogos Olímpicos do próximo ano em Tóquio (Japão) Moniz Silva disse que o assunto está a ser analisado.
Neste momento a instituição está à procura do próximo seleccionador nacional. O brasileiro José Neto que qualificou os hendecacampeões para a 30ª edição da fase final do Afrobasket Rwanda'2021, colocou o lugar à disposição para dedicar-se única e exclusivamente ao Petro de Luanda, equipa com a qual tem acordo. 

Alguns agentes da modalidade defendem que a escolha deve recair para um técnico nacional. Raul Duarte, Paulo Macedo, Aníbal Moreira, José Carlos Guimarães e Ricardo Rodrigues são os nomes mais cogitados até o momento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto