Política

Alas do PDP-ANA elogiam o presidente da CASA-CE

Bernardino Manje

Jornalista

O presidente do PDP-ANA, Simão Makazu, e o secretário-geral, Zissala Pululu, que até bem pouco tempo estavam de costas viradas devido à disputa pela liderança do partido, elogiaram, ontem, a mediação do líder da CASA-CE, que tudo tem feito para a unidade das partes desavindas.

03/05/2021  Última atualização 12H13
Deputado Manuel Fernades © Fotografia por: Paulo Mulasa|Edições Novembro
Em declarações ao Jornal de Angola, Simão Makazu afirmou que a mediação de Manuel Fernandes tem sido positiva e, na prática, acabou com o clima de crispação que existia no PDP-ANA, cujos militantes estavam divididos entre os que eram fiéis ao presidente e os que apoiavam o secretário-geral.

"O presidente Manuel Fernandes tem sido incansável. Reúne regularmente com cada uma das partes e no final teremos um encontro conjunto com vista à reconciliação. A última reunião foi com a direcção do PDP, na sexta-feira, na sede do partido”, informou. Antes, Manuel Fernandes já tinha reunido com a ala de Zissala Pululu, na sede da CASA-CE.

Nas duas reuniões, esclareceu Makazu, o presidente da CASA-CE apresentou um questionário, cujas respostas deviam ser dadas pelas partes. Duas das perguntas mais relevantes eram a de saber se as partes reconheciam que havia crise no PDP-ANA e quando achavam que devia ser realizado o próximo congresso. "Para nós, o congresso só não se realizou no ano passado devido à pandemia e por falta de recursos financeiros, mas há a possibilidade de ser realizado em Setembro ou Outubro”, disse Makazu.

A ala de Zissala Pululu considera que o congresso pode acontecer entre Julho e Agosto, mas está aberta a aceitar a proposta da mediação, que aponta para Setembro ou Outubro. Satisfeito com o trabalho desenvolvido por Manuel Fernandes, Pululu descartou a possibilidade da saída do PDP-ANA da coligação CASA-CE, como era intenção inicial.

"Está posta de parte esta hipótese porque seria prejudicial não só para a CASA-CE, mas também para nós. Foi um pensamento errado que tivemos naquela altura”, admitiu. "Somos humanos e propensos a errar, mas o mais importante é que mudamos de posicionamento”, acrescentou.
Tal como o presidente, o secretário-geral do PDP-ANA fez um elogio à mediação de Manuel Fernandes, sem a qual, sublinhou, o partido continuaria dividido.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política