Mundo

Ameaças à liberdade de imprensa aumentaram 40%

As ameaças à liberdade de informação aumentaram 40% em 2020, nos 47 países do Conselho da Europa, com 201 casos graves, de acordo com um relatório ontem divulgado pela Plataforma para a Protecção do Jornalismo e Segurança dos Jornalistas.

29/04/2021  Última atualização 09H49
Ameaças à liberdade de imprensa © Fotografia por: DR
O mais recente relatório anual da organização mostra um aumento de 40% de casos de ameaças à liberdade de informação, em 2020, comparando com o ano anterior, realçando um número recorde de ataques físicos a jornalistas (52 casos) e de assédio ou intimidação (70 casos).

Os alertas de casos mais frequentes, recebidos pela Plataforma para a Protecção do Jornalismo e Segurança dos Jornalistas, são os de ataques à integridade física (24%), assédio e intimidação (24%) e detenção de jornalistas (16%).

O documento analisa as ameaças sérias à liberdade de imprensa, incluindo as de impunidade de crimes contra jornalistas, relatando 24 casos de impunidade pelo assassínio de profissionais de comunicação que ainda não tiveram consequências, bem como numerosos constrangimentos criados pelo Estado. meios de comunicação social independentes, assédio judicial, pressão política e vigilância de jornalistas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo