Mundo

ANC indica nova secretária-geral

O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder da África do Sul, nomeou um novo secretário-geral, Jessie Duarte, depois, na sequência da suspensão de Ace Magashule, na quinta-feira, por acusações de corrupção, anunciou o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa .

11/05/2021  Última atualização 09H35
Jessie Duarte tem o desafio de acalmar os ânimos no partido © Fotografia por: DR
 Na semana passada, Elias Magashule, apelidado de "Ace", de 61 anos, tornou-se o primeiro alto funcionário do partido a ser temporariamente afastado na esteira da nova política anti-corrupção do ANC, sendo uma vitória para Cyril Ramaphosa, que prometeu erradicar a corrupção.
 No final de Março, Ace Magashule recebeu um ultimato de 30 dias para renunciar após ser acusado de apropriação indébita de fundos públicos enquanto servia como Primeiro-Ministro do Estado Livre, uma das nove províncias da África do Sul.

 Recusando-se a renunciar, Magashule finalmente forçou o partido a suspendê-lo. Entretanto, no final de uma reunião de três dias do ANC, Cyril Ramaphosa anunciou que Jessie Duarte, vice-secretária-geral desde 2012, "irá, de acordo com a constituição do ANC, desempenhar as funções atribuídas ao secretário-geral”.

Magashule tentou sem sucesso participar na reunião on-line, apesar da sua suspensão. Contudo, depois da ter saído o anuncio da suspensão ele disse que "não iria a lugar nenhum”. E, em vez de renunciar,  escreveu uma carta a Cyril Ramaphosa a sugeri-lo para que "deixar temporariamente o cargo de presidente”, citando os seus poderes como secretário-geral do partido. Estes comentários foram considerados "totalmente inaceitáveis e uma violação flagrante" das regras do partido, que exigia um pedido público de desculpas ou enfrentaria novas medidas disciplinares.

 Envolvido em escândalos de corrupção durante vários anos, o ANC  está a tentar recuperar a sua virgindade aos olhos dos eleitores revoltados. Actualmente em liberdade sob fiança, "Ace" será julgado em Agosto próximo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo