Política

Angola apresenta estratégia para o Sector Meteorológico

Mário Cohen

Jornalista

Angola apresentou, ontem, a estratégia para o desenvolvimento do Sector Meteorológico Nacional, durante a V Sessão da Conferência Ministerial Africana sobre Meteorologia (AMCOMET).

18/03/2021  Última atualização 11H34
Ministro Manuel Homem destacou importância da Meteorologia © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
A estratégia foi apresentada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, que participou no encontro por videoconferência.
Segundo Manuel Homem, Angola está a instalar 69 estações de meteorologia, com o objectivo de alargar, nos próximos 12 meses, a rede do sistema e controlo meteorológico em todo o território nacional.

Os dados recolhidos nas estações de meteorologia, disse, serão partilhados com os outros países da Região Austral e do continente, permitindo que os diferentes sistemas de meteorologia continuem a avaliar o clima.
O ministro informou que o Executivo está a modernizar as infra-estruturas que permitem a monitorização meteorológica nacional, assim como a capacitar os técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), no âmbito do Programa de Modernização do sector.

Em relação ao sector sísmico nacional, o ministro garantiu que está em fase de requalificação, para que o país continue a estar alinhado com os princípios internacionais de gestão do clima e da meteorologia.
O ministro destacou a importância da Meteorologia para os sectores da Agricultura, de Aviação Civil, desenvolvimento a nível do mar e na vida das populações. "O clima representa algo que devemos acompanhar com maior dinamismo”, sublinhou.

A sessão AMCOMET, segundo Manuel Homem, fornece uma plataforma para o sector meteorológico africano e várias partes interessadas fazer um balanço regular do progresso feito no desenvolvimento e aplicação da meteorologia para o progresso socioeconómico de África.
Participaram na reunião, realizada a partir dos Camarões, todos os ministros africanos que atendem a área da Meteorologia em África. O encontro serviu para avaliar a estratégia integrada para a meteorologia e clima no continente africano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política