Política

Angola defende diálogo permanente para a paz

Adelina Inácio

O Parlamento angolano defendeu, ontem, o diálogo permanente entre os países da Região dos Grandes Lagos para que a paz seja a bandeira na região e no continente.

10/04/2021  Última atualização 08H55
Segunda vice-presidente da Assembleia Nacional, Suzana Melo, chefiou a delegação angolana © Fotografia por: DR
A posição de Angola foi apresentada pela segunda vice-presidente da Assembleia Nacional, Susana de Melo, durante a segunda sessão extraordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, que decorreu por videoconferência,  a partir do Burundi.  Susana de Melo espera que  os Parlamentos membros  possam contribuir para as questões de paz . " Como sabemos, ainda há países que estão em conflitos armados e temos que ajudar para a paz”, sublinhou. 

Os Parlamentos, acrescentou,  devem também fazer com que as democracias tenham um funcionamento  pleno dentro da Região e que as eleições são a única via que garante a tomada de poder. "Devemos manter este princípio para que, efectivamente, a Região dos Grandes Lagos consiga demonstrar que cumpre os princípios  dos direitos humanos e, fundamentalmente, o apoio que deve dar à população deslocada, fruto dos conflitos que têm existido”, indicou. Durante a sessão plenária,  os presidentes  dos Parlamentos ou seus representantes destacaram a importância da solidariedade e cooperação contínua entre os Parlamentos membros, construção de consenso e diálogo no processo de tomada de decisão no Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos. 

Os Parlamentares discutiram, também, a necessidade de se assegurar o tratamento igual para todos os Parlamentos membros do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos.A segunda sessão extraordinária discutiu especificamente a questão relacionada com a nomeação  do secretário-geral do Fórum Parlamentar da Conferência   Internacional da Região dos Grandes Lagos. Os membros votaram, por unanimidade, para a recondução  de Onyango Kakoba, do Parlamento do Uganda, para mais um mandato de três anos como secretário-geral da organização. 

A segunda vice-presidente da Assembleia Nacional disse que  o  novo secretário-geral vai continuar a fazer a gestão do Fórum Parlamentar e tem que criar a  união entre os países e o papel fundamental é fazer com que  os países membros paguem as quotas para que o Fórum possa funcionar. "Os resultados positivos alcançados durante o mandato do secretário-geral reeleito fizeram com que fosse reconduzido para mais um mandato de três anos”, disse Susana de Melo. 

Indicou ainda que  as auditorias feitas às contas do Fórum Parlamentar e o trabalho que faz de advocacia,  avaliado  positivamente, levaram igualmente os líderes dos Parlamentos membros a votarem por unanimidade para a reeleição de Onyango Kakoba. O Parlamento angolano, segundo Suzana de Melo , tem as contas pagas na totalidade. A reunião foi orientada pelo Burundi, que está na presidência do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos. 

O  Parlamento da República Centro Africana vai indicar o próximo secretário-geral.São membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), além de Angola, o Burundi, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Rwanda, Uganda, Zâmbia, Quénia e República do Congo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política