Desporto

Angola defronta hoje Gâmbia na primeira de duas “finais”

Paulo Caculo

Jornalista

A Selecção Nacional de futebol de honras defronta hoje, às 17h00, no Estádio da Independência, em Banjul, a congénere da Gâmbia na primeira das duas “finais” na campanha de qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN), em 2022, nos Camarões.

25/03/2021  Última atualização 09H41
Jogadores ensaiaram na terça-feira os últimos pormenores tácticos no Estádio dos Coqueiros © Fotografia por: José Cola | Edições Novembro
A precisar de pontos na luta desenfreada pelo acesso a um dos dois lugares que garantem o apuramento directo à competição africana, ao combinado nacional não se admite mais deslizes, sob o risco de acabar todas as possibilidades de continuar a sonhar com a presença na 57ª Taça das Nações de África.

Pressionado pela necessidade de vencer (outro resultado não serve), os angolanos são obrigados a jogar com intensidade. Ou seja, a Selecção precisa de tomar as rédeas de jogo em casa do adversário, ter capacidade para assumir o domínio da partida e a posse de bola e, mais do que isso, desbobinar um futebol dinâmico.

Mas, para tal, o conjunto às ordens de Pedro Gonçalves terá de ser capaz de se superar, "sacar dos galões” uma exibição a todos os níveis convincente e suficiente para sujeitar a Gâmbia a intensos períodos de sufoco. 

"Órfão” das qualidades de Gelson Dala e Geraldo, na frente de ataque, e de Bastos Quissanga, no centro da defesa, a Selecção Nacional terá de se reinventar nestes sectores. Nesse aspecto, diga-se de passagem, as grandes esperanças no conjunto nacional que hoje tem a responsabilidade de dignificar as cores nacionais em Banjul, estão depositadas no futebol veloz e artístico de Ary Papel, na capacidade construtora de Fredy, no sentido de oportunidade de Núrio Fortuna e do estreante Mbala Nzola, no voluntarismo de Vá e nos reflexos do experiente Hugo Marques.

No histórico de confrontos entre ambas selecções, Angola conserva uma vantagem de duas vitórias contra uma da Gâmbia e um empate, em desafios das eliminatórias de qualificação ao CAN.

 
Mexidas à vista no "onze”
Dada a ausência forçada de alguns jogadores convocados pelo seleccionador Pedro Gonçalves, a equipa titular que deve entrar a jogar hoje, diante da Gâmbia, deve ser diferente daquela utilizada ante à RDC, na jornada passada. Ou seja, Fábio Abreu, Geraldo e Gelson Dala, titulares do último "onze”, desfalcam a equipa por razões distintas: o primeiro está impedido de deixar o clube pelo protocolo FIFA da Covid-19, o segundo pediu dispensa para melhor adaptação à nova equipa e o terceiro está a contas com uma lesão muscular.

Embalando nesta visão, partem em condição de dar corpo à equipa titular da Selecção, em Banjul, Hugo Marques à baliza, Buatu e Kialonga Gaspar (ou Matuwila), no centro da defesa, e Diógenes e Paizo, nas laterais.
No meio-campo devem alinhar Herenilson e Show na posição de trincos, enquanto nos extremos podem actuar Ary Papel e Vá (ou Estrela). O ataque pode ser formado pela dupla Núrio Fortuna e Mbala Nzola.


 Seleccionador crente na vitória
Decidido em vencer o jogo, de forma a manter acesas as contas da qualificação ao CAN, o seleccionador Pedro Gonçalves não está disposto a dar espaços ou permitir veleidades ao conjunto gambiano e muito menos entregar a iniciativa do jogo.
"Estamos crentes na qualificação. Sabemos das nossas qualidades e do que somos capazes de fazer neste jogo. Para nos ganhar, a Gâmbia vai ter de ser superior. Vamos encarar o jogo destemido e acreditar que podemos superar este adversário (Gâmbia) e depois bater o Gabão”, disse.


Presidente da APF Luanda vaticina triunfo


O presidente da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), Rafael Maria, garante que a Selecção Nacional vai vencer a Gâmbia, por 1-0, em Banjul. O líder associativo luandense justifica o seu optimismo com o facto de acreditar que a pressão pode ajudar o grupo às ordens de Pedro Gonçalves a se superar em termos de exibição.

"Muitas vezes é em períodos de pressão que as grandes selecções aparecem e fazem grandes jogos. Acredito que Angola vai inverter a qualidade das últimas exibições e os resultados e trazer para Luanda os três pontos”, disse.

Rafael Maria confessa, ainda, que deposita total confiança no grupo de jogadores escolhidos pelo seleccionador, por vislumbrar "referências, talento e qualidades” que podem fazer toda a diferença neste jogo decisivo.

"Temos muitos atletas que vêm de campeonatos muito competitivos e não tenho dúvidas de que a exibição e o resultado serão muito melhores e ajudarão a selecção a sonhar com a qualificação. Vamos acreditar”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto