Política

Angola e Gâmbia projectam reforço das relações bilaterais

O embaixador de Angola na Etiópia, Francisco José da Cruz, e a homóloga da Gâmbia, Jainaba Jagne, abordaram ontem, em Addis-Abeba, a possibilidade do fortalecimento dos laços de amizade e de cooperação bilateral, assim como a necessidade de maior harmonização em questões relacionadas com a União Africana.

13/03/2021  Última atualização 10H50
Embaixadores da Gâmbia, Jainaba Jagne, e de Angola, Francisco da Cruz, falaram da cooperação © Fotografia por: DR
Esta intenção foi manifestada durante uma audiência concedida por Francisco da Cruz a Jainaba Jagne, recém-nomeada. Ambos, igualmente, representantes permanentes dos respectivos países junto da União Africana.
Entre os vários assuntos abordados no encontro, os dois interlocutores falaram sobre as vantagens de "uma representatividade regional suficientemente sólida, face aos inúmeros desafios continentais”, sobretudo económicos, tendo em vista o desenvolvimento dos Estados, em particular, e de África, no geral.

A ocasião serviu, ainda, para ambos se debruçarem sobre a entrada em funções da nova equipa da União Africana e da sua Comissão, saídas da 34ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo. A presidência rotativa anual da UA está a cargo de Félix Tshisekedi, Chefe de Estado do Congo Democrático, enquanto a presidência e vice-presidência da Comissão da União Africana (CUA) são constituída por tchadiano Moussa Faki Mahamat e da rwandesa Monique Nsanzabaganwa.

Angola pertence à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), de 16 países, e à Comunidade de Estados da África Central (CEEAC) constítuidas por 11. Já a Gâmbia faz parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, composta por 15 países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política