Economia

Angola e Zâmbia querem dinamizar parceria estratégica

Angola e a Zâmbia reforçaram o acordo bilateral virado para os sectores da Indústria e Comércio assinado em 2016, com vista a dinamizar o sector produtivo nos dois países.

13/01/2021  Última atualização 20H28
Ministro da Indústria e Comércio, Víctor Fernandes e o embaixador Azevedo Francisco © Fotografia por: Cedida
A revitalização do acordo foi discutido terça-feira, entre o Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes e o Embaixador de Angola na República da Zâmbia, Azevedo Xavier Francisco.  

O diplomata transmitiu ao titular da pasta a estratégia da diplomacia angolana por formas a tirar maior e melhor proveito dos protocolos assinados com o país vizinho, nos sectores da Indústria e do Comércio. 

Dentre os aspectos abordados no encontro, destaque para as oportunidades para o estabelecimento de parcerias entre empresários angolanos e zambianos. A este respeito, deverão ser organizados fóruns de negócios com a liderança da Câmara de Comércio e Indústria Angola - Zâmbia, visando o estreitamento das relações do sector privado dos dois países. 

Uma atenção especial deverá ser dada ao agronegócio, particularmente no sector da agroindústria, tendo em conta a experiência da Zâmbia na produção de cereais e toda a sua cadeia produtiva. No quadro da actual diplomacia económica levada a cabo pelo Executivo, as autoridades angolanas querem dinamizar esse acordo por formas a que se traduzam em ganhos efectivos e visíveis para os dois países. 

A economia da Zâmbia depende largamente do cobre, minério de que é um dos maiores produtores do mundo, e que representa 90 por cento do valor das exportações. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia