Política

Angola na 5ª Assembleia da ONU para o Ambiente

Uma delegação chefiada pela secretária de Estado para o Ambiente, Paula Coelho, que integra o embaixador de Angola no Quénia e representante permanente junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, Sianga Abilio, participa, a partir de amanhã, na 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA-5), que vai decorrer por videoconferência, a partir da capital queniana.

21/02/2021  Última atualização 10H31
Secretária de Estado Paula Coelho chefia a delegação © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola no Quénia, o evento, que reúne, "ao mais alto nível”, responsáveis do sector do Ambiente de todos os países membros da ONU, decorre sob o lema "Fortalecer as acções para a natureza para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”. Visa analisar e debater questões ambientais, "em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para as crises ambientais que o mundo tem vivido nos últimos tempos”.

Face aos constrangimentos impostos pela pandemia da Covid-19, a UNEA-5 deverá decorrer em duas sessões com datas diferentes. A primeira, amanhã e terça-feira, virada para a discussão e aprovação de questões funcionais do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, "nomeadamente, a Estratégia de Médio Prazo 2022- 2025, o Plano de Trabalho e Orçamento para o biénio 2022-2023, além da definição da data exacta da segunda sessão, prevista para Fevereiro do próximo ano, no formato presencial”.
A primeira sessão vai, também, proceder à eleição do presidente da UNEA-6 que, de acordo com as normas de rotatividade e procedimentos da Assembleia, deverá ser um representante de África.


O mundo após à pandemia

À margem da UNEA-5, será realizado um "Diálogo de Liderança ao alto nível”, com o tema "Contribuições da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável para construção resiliente e inclusiva de um mundo pós-pandemia”.

Destina-se aos Estados-membros pronunciarem-se sobre o trabalho em curso e realizado nos países "para mitigar o efeito da crise da Covid-19 na concretização dos objectivos de desenvolvimento sustentável, tendo em conta a ligação entre a natureza e o bem-estar humano”. A UNEA-5 servirá, igualmente, para assinalar o início das festividades dos 50 anos da criação da UNEP, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, que decorrerão até Junho de 2022, altura do 50º aniversário.

Está prevista a realização de uma série de eventos, entre os quais o Dia Mundial da Vida Selvagem, o Dia Internacional para a Diversidade Biológica, a 5ª Sessão da Conferência Internacional de Gestão de Químicos; o Fórum de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável e a 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

A segunda sessão da 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente, agendada para Fevereiro de 2022, terá um formato presencial para permitir o debate de "questões substanciais numa perspectiva negocial entre as partes interessadas”. Destina-se "à definição consensual de estratégias, fundamentalmente políticas, viradas para as futuras acções do Programa das Nações Unidas para o Ambiente”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política