Política

Angola pede atenção para saúde reprodutiva

Adelina Inácio

A Assembleia Nacional propôs aos Parlamentos da SADC a elaboração de políticas regionais com vista a redução da mortalidade materna infantil e especial atenção a saúde reprodutiva.

18/04/2021  Última atualização 18H38
Luísa Damião chefiou a delegação angolana ao encontro © Fotografia por: DR
A proposta foi apresentada pela deputada Luísa Damião,  que participou, por videoconferência, no  diálogo de defesa  da Política Regional Sectorial sobre a Prevenção do Aborto  Inseguro e da Gravidez Precoce, organizado pelo Fórum Parlamentar da SADC, em parceria com a SAFAIDS, que teve lugar na  cidade de Joanesburgo, África do Sul, na quinta-feira.

Luísa Damião pediu aos Parlamentos da SADC para que se preste uma atenção especial à saúde reprodutiva  e materna infantil, bem como uma maior divulgação do planeamento familiar. "Defendo a criação de um   roteiro regional em linha com os compromissos assumidos pelos Estados membros”, salientou. 

A ideia, prosseguiu, é contribuir  para a redução da morbilidade e mortalidade nos países , principalmente quando ocorrem por causas evitáveis. "Penso que é importante que nos levantemos todos contra a violação de menores que, em muitos casos, também termina em aborto e devemos prestar uma atenção especial a esta temática, porque é uma questão que podemos encontrar medidas através da promoção de campanhas de planeamento familiar”, sublinhou. 
 
Luísa Damião, que falou na qualidade de membro da Comissão Permanente de Desenvolvimento Humano e Social e Programas Especiais, entende que,  a educação para a saúde da mulher deve ser prioridade nos países da SADC e os parlamentares devem fazer a advocacia neste sentido.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política