Economia

Angola prepara corredor para elevar comércio

O Governo projecta o estabelecimento de um corredor de negócios entre Angola, a República Democrática do Congo (RDC) e do Congo Brazzaville, com vista a dinamizar as trocas comerciais entre os três países, anunciou, em Mbanza Kongo, o secretário de Estado para a Economia.

13/03/2021  Última atualização 10H14
Mário Caetano João esteve 72 horas em Mbanza Kongo © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
Mário Caetano João falava a representantes da classe empresarial do Zaire durante uma estadia de 72 horas naquela província iniciada terça-feira, no quadro de deslocações às regiões angolanas complementadas pelo secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.
O responsável prevê que o surgimento do corredor vá permitir aumentar o volume de negócios entre empresários, apontando a comuna do Luvo como o centro da promoção das trocas comerciais, gerando postos de trabalho para os residentes.

O corredor, prosseguiu, pode transformar-se numa plataforma de desenvolvimento económico entre os três países:  "Angola caminha depressa para ligar-se a este corredor, para a comercialização dos produtos nacionais e, assim, impulsionar as trocas comerciais e criar o bem-estar dos habitantes dos três países”, disse.
Numa permanência iniciada quinta-feira na Lunda-Norte, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, defendeu, no Lucapa, a necessidade do aumento da produção local, para se evitar a importação de bens essenciais e promover estabilidade económica.

Milton Reis, que falava num encontro com os produtores agrícolas e outros agentes económicos, considerou "importante” atingir a auto-suficiência em produtos da cesta básica e de outros bens essenciais para o consumo da população.
O secretário de Estado do Planeamento apontou o PRODESI como o programa ideal para apoiar a actividade de registo dos produtores, instando os participantes a aderirem ao programa e a habilitarem-se ao crédito previsto nos mecanismos institucionais de financiamento à produção nacional.

Kayila Silvina | Mbanza Kongo  
Victorino Matias/ Lucapa

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia