Sociedade

Angola regista 444 óbitos desde o início da pandemia

Mazarino da Cunha |

Jornalista

Angola registou desde o início da pandemia, em 21 e Março, 444 óbitos e 19.093 infecções. De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, até ontem foram recuperados 16.921 pacientes e estão em activo 1.728 infectados.

21/01/2021  Última atualização 09H10
© Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
No encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda informou que, nas últimas 24 horas, foram reportados dois óbitos, 82 infecções e a recuperação de 99 pacientes.  
Dos casos anunciados,  28 foram registados em Luanda, 25 no Huambo, 21 no Bié, sete em Cabinda e um no Moxico. Na capital do país, os casos foram notificados nos municípios de Belas, Cazenga, Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Viana, Talatona e nos distritos urbanos da Ingombota e Maianga. 
 
Em relação às mortes, Franco Mufinda informou que ocorreram na província de Luanda. O secretário de Estado referiu que nos centros de tratamento de Covid-19, a nível do país, estão internados 209 doentes. Em quarentena institucional estão 134 cidadãos e 2.872 sob in-vestigação epidemiológica.  
Nas últimas 24 horas, quatro pessoas que estavam em quarentena institucional tiveram alta, sendo três no Moxico e uma no Cuanza-Sul. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 84 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a pandemia.  

O laboratório de biologia molecular processou 1.819 amostras, das quais 82 foram positivas. Desde o início da pandemia foram processadas 341.457 amostras, tendo 19.093 obtido resultado positivo.  
A equipa de saúde mental e intervenção psico-social assistiu via telefónica 34 cidadãos, dando apoio psicológico.   
Em relação à testagem nas entradas e saídas da província de Luanda, Franco Mufinda informou que foram testados 793 passageiros. Deste número, 53 são  reactivos, dando uma taxa de exposição ao vírus Sars-Cov2 de 6,7 por cento.  
No que diz respeito à testagem obrigatória no Aeroporto 4 de Fevereiro, o secretário de Estado referiu que desde o dia 16 deste mês foram registados oito casos positivos em passageiros vindos da Alemanha, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Israel, Portugal e Nigéria. 

De acordo com o secretário de Estado, os casos positivos estão a ser acompanhados em centros públicos para procedimentos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais.  
Franco Mufinda voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e a observância  do distanciamento físico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade