Política

Angola saúda novo acordo de parceria

O embaixador de Angola na Bélgica, Mário de Azevedo Constantino, saudou, ontem, a assinatura do novo Acordo de Parceria entre a União Europeia (UE) e a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACPS).

17/04/2021  Última atualização 06H00
© Fotografia por: DR
O documento foi rubricado quinta-feira, na sede da União Europeia, em Bruxelas, Bélgica, pela comissária de Parcerias Internacionais da União Europeia, Jutta Urpilainen, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Integração do Togo, Robert Dussey, em representação da OEACP.
O também chamado Acordo pós-Cotonou estabelece o quadro de cooperação política, económica e sectorial entre a UE e a OEACP para os próximos 20 anos.

Segundo Mário de Azevedo Constantino, Angola atribui particular importância ao novo acordo de parceria UE/ OEACP, que para além de ser um instrumento incontornável para a cooperação entre os países da região, é, também, importante para a cooperação Sul-Sul e Intra/ OEACP que se fará no quadro do acordo de Georgetown revisto.

A nova parceria, acrescentou, é, ainda, importante para Angola, porque entra em vigor ao longo do período em que o país assume a presidência da OEACP, que se inicia no próximo ano.
 O novo Acordo moderniza substancialmente a cooperação e alarga o âmbito e a escala das ambições da UE e do OEACP para enfrentar melhor os desafios actuais e futuros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política