Sociedade

Angola sem registo de óbito por Covid-19 e recupera 177 pacientes

Mazarino da Cunha

Jornalista

Angola não registou, nas últimas 24 horas, óbito por Covid-19, num dia em que foram recuperados 177 pacientes e reportadas 29 novas infecções, de acordo com a informação prestada ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

23/02/2021  Última atualização 08H49
Franco Mufinda © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
No encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda esclareceu que dos  177 pacientes recuperados, 114 foram reportados em Luanda, 44 no Huambo, 12 em Benguela, cinco no Bié e um nas províncias da Lunda-Norte e Zaire.   
Em relação às novas infecções, o secretário de Estado referiu que 15 foram notificadas em Luanda, seis em Cabinda, igual número no Zaire e um nas províncias da Huíla e Lunda-Sul. Os infectados, referiu, têm idades entre 14 e 65 anos.  

Na capital do país, os casos foram registados nos municípios de Belas, Talatona e nos distritos urbanos da Ingombota, Maianga e Sambizanga. Com estes dados, o país contabiliza 20.548 casos positivos, dos quais 499 óbitos, 19.190 recuperados e 859 activos.   
Dos activos, três estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 10 em situação grave, 40 são considerados moderados, 44 têm sintomas leves e 762 assintomáticos.   
Franco Mufinda informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 97 doentes. Em quarentena institucional estão 49 cidadãos e 1.583 sob investigação epidemiológica. 

O secretário de Estado informou que dois cidadãos que estavam em quarentena institucional tiveram alta, nas últimas 24 horas. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 26 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a Covid-19.  
O Laboratório de Biologia Molecular processou ontem 1.036 amostras, das quais 29 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processadas 387.507 amostras, 20.548 das quais obtiveram resultado positivo.  
Em relação à testagem rápida serológica realizada, nas entradas e saídas da província de Luanda, o secretário de Estado informou que foram testados 687 passageiros. Deste número, referiu, 43 foram reactivos, correspondendo a uma taxa de exposição ao vírus Sars-Cov2 de 6,3 por cento.  

No que diz respeito à testagem no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Franco Mufinda referiu que foram testados 13.725 passageiros. Deste número, 41 tiveram resultado positivo. De acordo com o secretário de Estado, a Equipa de Saúde Mental e Intervenção Psico-social assistiu, nas últimas 24 horas, por telefone, 32 cidadãos, prestando apoio psicológico.  
Franco Mufinda voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e o respeito do distanciamento físico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade