Sociedade

Angola vai ter observatório tecnológico de quinta geração

Alexa Sonhi

Jornalista

Estudantes e operadores do sector das telecomunicações vão ter, nos próximos dias, um observatório tecnológico de quinta geração (5G), que vai permitir a criação de condições para fazer face ao grande processo de transformação digital que decorre no mundo.

29/04/2021  Última atualização 08H00
Responsáveis do Ministério das Telecomunicações e da Universidade Internacional Cuanza © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro
A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações,  Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, durante a assinatura de um acordo de cooperação entre a instituição que dirige e a Universidade Internacional Cuanza, sediada na província do Bié.

O ministro Manuel Homem disse, na ocasião, que a criação do observatório tecnológico 5G permite que o órgão regulador das telecomunicações no país retire lições importantes de investimentos, que são necessárias para assegurar as  infra-estruturas, a partilha dos recursos tecnológicos e o impacto que este processo trará  na vida de todos.

Manuel Homem sublinhou que, com o observatório tecnológico 5G, vai ser possível acompanhar as etapas que o sector das telecomunicações deve seguir, como estas deverão ser  implementadas e que tipo de conhecimento técnico  deverá ser usado. 

"E como a tecnologia em 5G já é uma realidade no mundo, Angola não pode ficar atrás. Mas, para que tal aconteça, devemos estar devidamente associados ao mundo académico, daí assinarmos o acordo com a Universidade Internacional Cuanza, para conseguirmos andar de forma sólida num investimento que, certamente, os operadores farão no mundo tecnológico", salientou Manuel Homem.  O ministro frisou que o facto de a Universidade Internacional do Cuanza estar sediada na província do Bié,  joga  um papel estratégico naquela região do  país,  sublinhando que vai ser possível desenvolver capacidades locais que darão respostas ao  universo de preparação tecnológica.

"A existência desta universidade na província do Bié  acontece num momento em que o Executivo está a transferir competências para que possa  diversificar os pólos do conhecimento tecnológico a nível nacional", disse o ministro.

Por seu turno, o patrono da  Universidade Internacional Cuanza, Santos Garcia Villar, agradeceu o  Ministério  das Telecomunicções pela assinatura do acordo de cooperação. Acrescentou  que o gesto vai ajudar,  significativamente, no desenvolvimento de Angola, tendo em conta a extensão dos pólos de conhecimento.

Para  Santos Garcia Villar , o observatório tecnológico em 5G vai servir de  motor para  trazer ao país especialistas em novas tecnologias, a fim de compartilharem as suas experiências de implantação das tecnologias 5G, no âmbito da indústria, agricultura e energia. Santos Garcia Villar acrescenta que o acordo assinadio fará com que Angola dê um salto qualitativo, rumo ao progresso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade