Política

Antigos combatentes vivem dificuldades

O secretário de Estado da Defesa e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha, admitiu, ontem, no Uíge, que, apesar de se terem sacrificado, os antigos combatentes vivem imensas dificuldades, decorrentes da situação que o país vive.

16/01/2021  Última atualização 13H25
© Fotografia por: DR
A discursar no acto central do Dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, Domingos Tchikanha disse ser prioridade do Estado melhorar a assistência social dos antigos combatentes."Nos últimos anos, o Governo fez o cadastramento ou prova de vida dos pensionistas e elaborou algumas leis tendentes a melhorar a sua protecção. Ainda assim, alguns contratempos económicos impedem a sua materialização”, lamentou.
Declaração do MPLA

O Bureau Político do MPLA reitera a predisposição do Executivo de continuar a honrar e dignificar a vida de todos quanto combateram e tombaram pela Nação.Segundo o órgão de cúpula do partido no poder, isso passará pela aposta  na melhoria das condições de vida, protecção social, formação técnico-profissional e integração sócio-económica dos Heróis da Pátria e suas famílias.

A garantia está expressa numa declaração alusiva ao Dia Nacional dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, assinalado ontem.Para o MPLA, as repercussões negativas resultantes da pandemia da Covid-19 e da crise económica e financeira afectam a materialização da Política Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria. Ainda assim, advoga a prioridade de apoios e medidas que visam atenuar as dificuldades das suas vidas, sem descurar o fomento do empreendedorismo e de acções solidárias, bem como a dinamização de cooperativas. 

 todos os nacionalistas que, com coragem e determinação, deram tudo de si pela conquista da Independência Nacional e manutenção da paz, constituindo-se em "símbolos vivos da liberdade e da democracia do nosso martirizado país”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política