Mundo

António Guterres: "O mundo deve entrar numa economia de guerra contra pandemia"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exortou nesta segunda-feira (24), o mundo a ir além da solidariedade e entrar numa "economia de guerra" contra a pandemia da Covid-19.

24/05/2021  Última atualização 23H38
© Fotografia por: DR

António Guterres falava na abertura da Assembleia Mundial da Saúde num momento em que a Índia se torna o terceiro país a cruzar a barreira dos 300.000 mortos.

A pandemia já matou pelo menos 3.465.398 número que pode ir, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para "cerca de 6 a 8 milhões" de mortes diretas e indiretas - e contaminou 166.741.960 pessoas no mundo desde o final de 2019, de acordo com o relatório elaborado pela AFP.

"Estamos em guerra com um vírus. Precisamos da lógica e da urgência de uma economia de guerra", disse Antonio Guterres em Genebra, Suíça.

O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, por sua vez, gostaria que 10 por dos habitantes de cada país fossem vacinados até Setembro, criticando o que facto de um "pequeno grupo de países" monopolizar as vacinas.

A pandemia, de origem ainda questionada, também matou pelo menos 115 mil profissionais de saúde, segundo o chefe da OMS.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo