Mundo

Anunciada a libertação de 29 alunos raptados na Nigéria

Vinte e nove estudantes universitários nigerianos sequestrados por um grupo armado foram ontem libertados, disseram autoridades governamentais, citadas pela Reuters.

09/05/2021  Última atualização 08H15
Vinte e nove estudantes universitários libertados © Fotografia por: DR
O sequestro de estudantes de uma faculdade de Mecanização Florestal no estado de Kaduna, em Março, foi um de uma série de acções para atingir escolas e universidades na Nigéria desde o final do ano passado.  Dez dos 39 alunos sequestrados inicialmente foram encontrados pelas forças de segurança nas semanas seguintes ao ataque, mas o paradeiro dos 29 restantes era incerto.

"O Comando da Polícia de Kaduna informou a libertação dos restantes alunos do Colégio Federal de Mecanização Florestal”, disse o oficial de segurança local, Samuel Aruwan num comunicado enviado à Reuters, sem dar mais detalhes sobre como os alunos foram liberados. O Presidente Muhammadu Buhari já saudou a libertação dos estudantes e pediu que os sequestradores libertassem outras vítimas sequestradas.

   Líder da Igreja Ortodoxa acusa Addis Abeba de querer "destruir Tigray”            
O chefe da Igreja Ortodoxa Etíope, Abune Mathias, acusou o Governo de querer "destruir” a região de Tigray, na Etiópia, num vídeo com os primeiros comentários públicos à guerra de seis meses no Norte do país.
A declaração de Abune Mathias, ele mesmo de Tigray, surge numa gravação de vídeo transportada da Etiópia por um amigo, depois de tentativas anteriores de se manifestar serem "abafadas e censuradas”, uma posição pública rara na Etiópia, desde o início do conflito entre o Exército Federal etíope e as forças leais ao partido governante, a Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPLF).

"Estão a trabalhar dia e noite para destruir Tigray. Não têm trégua quando se trata de aniquilar cidadãos da região”, afirmou Abune Mathias, num vídeo de 14 minutos, em que denuncia, ainda, que "em todas as partes do Tigray há massacres” e que "querem varrer da face da terra” os cidadãos daquela região. No início de Novembro, o Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed, galardoado em 2019 com o Prémio Nobel da Paz, enviou o Exército Federal a Tigray para prender e desarmar os líderes da TPLF.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo