Sociedade

Após algumas decepções abraçou o empreendedorismo

Rui Ramos

Jornalista

Pedro Alberto Moreira Vinevala nasceu em Luanda, no município de Viana, em 1996, há 25 anos, filho de Alberto Guilherme Vinevala e de Vitória Moreira. O pai é natural do Bié e a mãe de Malanje e Pedro é o segundo de seis irmãos.

07/03/2021  Última atualização 10H10
Pedro Alberto Moreira Vinevala © Fotografia por: DR
Pedro Alberto Moreira Vinevala é conhecido pelos amigos e vizinhos como Pedro Moreira e Pequeno Sonhador.
Os pais de Pedro Alberto Moreira Vinevala foram para Luanda em 1996 como refugiados de guerra na zona norte do pais (de concreto de Malanje). Meses depois de eles chegarem a Luanda, Pedro Alberto Moreira Vinevala nasceu. Pedro Alberto Moreira Vinevala começou os estudos em 2003 numa pequena explicação de um vizinho "bakongo”, "Madeú”, amigo do seu pai, onde fez a iniciação (pré e 1ª classe).

Posteriormente, Pedro Alberto Moreira Vinevala foi para uma escola do Estado, a "escola da FAS”, onde estudou da 2ª à 4ª classe, mas, pela insatisfação do seu pai, que velava pela boa educação dos seus filhos, Pedro Alberto Moreira Vinevala saiu da escola do Estado para ingressar na escola dos Padres na qual, para entrar, tinha de ser submetido a um severo teste de aptidão.
Devido à deficiente preparação anterior, o jovem reprovou mas, para permanecer na instituição, sentiu-se obrigado a repetir o ano que já havia estudado na outra escola estatal (a 4ª classe). Pedro Alberto Moreira Vinevala repetiu a 4ª classe e concluiu o seu ensino de base (da 4ª à 6ª classe) em 2008 na escola dos Padres "Nossa Senhora da Boa Nova” e, em 2011, deu continuidade ao primeiro ciclo na "Escola 8”, que concluiu em 2013, um ano depois, com o sonho de ser médico.
Pedro Alberto Moreira Vinevala, porém, viu o seu sonho morrer quando pretendeu ingressara no ensino médio no Instituto Médio PUNIV do Capalanga-5112, pois foi obrigado a fazer o Curso de Ciência Físicas e Biológicas, por não ter condições de ingressar numa instituição privada para fazer o curso dos seus sonhos. Na verdade, a sua família, financeiramente, era muito modesta e em casa havia muitos sacrifícios consentidos pelos pais para assegurarem o mínimo de dignidade aos filhos.
Pedro Alberto Moreira Vinevala, persistindo sempre nos estudos, conseguiu chegar ao limiar do curso superior de Medicina, mas por ter um certificado com a média de 13,5 valores foi rejeitado (a nota mínima era 14 valores).

De novo com absoluta falta de condições para se inscrever numa universidade privada, ficou o ano de 2017 sem estudar, em 2018 faz testes para o curso de Engenharia Mineira, sem conseguir entrar, sentindo-se desesperado com as decepções, fruto de cada tropeço que ia surgindo ao longo do seu caminho.
Um amigo, "Adanjei”, que viajara do Cuanza Norte para Luanda para tentar melhorar a vida profissional, exorta-o a inscrever-se numa vaga das bolsas do CINFOTEC. Devido às experiências negativas anteriores, hesitou em candidatar-se mas por insistência do amigo acabou por fazê-lo. "Não me inscrevi nos cursos mais concorridos, mas num de menos destaque, fi-lo no curso de Inovação e Empreendedorismo.”

Aprovado, Pedro Alberto Moreira Vinevala frequenta a formação de 2018 a 2019, obtendo uma boa classificação final. "Este curso obrigou-me a reformular o projecto profissional da minha vida.”
No decorrer de 2019 Pedro Alberto Moreira Vinevala reabriu o seu Cyber-Café que existia já há 4 anos mas em estado letárgico, deu-lhe uma forma mais moderna e actualizada e, de lá para cá, descobriu o seu propósito de vida, abraçando o mundo do empreendedorismo e fazendo dele a sua identidade e forma de viver, ajudando outros jovens empreendedores a desenvolverem os seus potenciais pessoais e profissionais e dando consultorias e orientações de Gestão de Empreendimentos.

De tudo quanto já viveu, hoje Pedro Alberto Moreira Vinevala considera-se "um vencedor”. É membro e coordenador do Projecto Jovens Empreendedores Angolanos, que tem como mentor o escritor e palestrante motivacional Jair Pereira.
Pedro Alberto Moreira Vinevala é colaborador de vários outros projectos de carácter filantrópico e motivacional e frequenta o Curso Superior de Contabilidade e Administração, financiado pelos fundos obtidos com os seus empreendimentos.
Com mais de dez cursos profissionais feitos, Pedro Alberto Moreira Vinevala já conseguiu dar emprego a cerca de dez jovens e tirou alguns das ruas para serem formados e sente-se orgulhoso de exibir a sua marca "M-Vine Empreendimentos”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade