Desporto

Árbitros do Cunene recebem formação

Um total de 52 árbitros participa de 18 a 21 deste mês, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, num curso de capacitação sobre métodos de arbitragem das partidas de futebol, numa promoção da Associação Provincial de Futebol, em parceria com o gabinete da Cultura e Juventude e Desporto.

20/03/2021  Última atualização 12H56
© Fotografia por: DR
Durante os quatro dias, os participantes vão abordar temas como, o terreno de jogo, a bola, o jogador, preparação física, equipamento dos jogadores, o árbitro, o começo e recomeço do jogo, bola em jogo e fora de jogo, determinar falta e incorrecções, pontapé de livre, pontapé de penálti, lançamento lateral, pontapé de baliza, pontapé de canto e testes físicos.

A formação está ser orientada pelos instrutores FIFA, Inácio Cândido e José Sahambo, provenientes de Luanda. Falando na abertura do mesmo, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Marcelino do Santos, afirmou que o desporto é um factor de integração e desenvolvimento humano que contribui de forma decisiva para formação integral dos cidadãos, incutindo o espírito de solidariedade, respeito ao próximo tolerância e o sentido de cooperação o que exige dos seus intervenientes certa formação e instrução. "Essa formação visa fazer jus a luta desafiante de melhoramento da prática desportiva na Província, a formação conta com 52 formandos dos quais oito são mulheres dos seis municípios”, disse.

O presidente da Associação Provincial de futebol Germano Fernandes, disse que o Cunene carece de árbitros de futebol, dai que há necessidade de formar um número maior de juízes da modalidade, de modo a acompanhar melhor as partidas durante as competições provinciais e nacionais.
Germano Fernandes disse que é com enorme esforços que tem levado avante alguns projectos  da associação  provincial  de futebol, "e nos pensamos apostar na formação para que estes projectos tenham êxito para o bem do futebol na província”.

Dácio Nade, formando disse, que, os árbitros são as figuras que garantem a justiça dentro do campo e a formação vem mesmo a calhar, porque visa capacitar árbitros em várias matérias relacionadas a arbitragem visto que as leis de arbitragem sofreram algumas alterações. Referiu que nesta formação vão poder actualizar os conceitos da arbitragem e rever algumas leis que sofreram alterações no capítulo da sua aplicação e interpretação.

Albertina Sikalekeni | Ondjiva

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto