Cultura

Armando Scoott defende mais valorização artística

Manuel Albano |

Jornalista

O artista plástico Armando Pombal, mais conhecido no mundo artístico por “Armando Scoott”, defendeu, ontem, em Luanda, a importância do surgimento de mais concursos, para incentivar a criação artística no país.

10/05/2021  Última atualização 08H20
Jovem pintor procura criar condições para se firmar no mercado nacional e internacional © Fotografia por: DR
O jovem pintor, que viu mais uma vez o seu trabalho reconhecido a nível nacional, ao vencer, no passado dia 28, o prémio "Juventude”, na XV edição do Ensa Arte, na categoria de pintura, disse que uma das formas de promover as artes, em particular as artes plástica, passa por incentivos à nova geração.
O prémio Ensa Arte, que Armando Scoott almejava há 10 anos, é para ele  uma das maiores distinções em Angola, depois do Prémio Nacional de Cultura e Artes (PNCA).

Em 2012, explica, fez a primeira inscrição para participar no concurso, ano em que foi viver em Portugal para obter mais conhecimentos sobre belas artes. "Fiquei muito triste porque nem cheguei a ser seleccionado para a exposição.”
Depois da primeira experiência, conta o artista, decidiu apostar mais na formação e poder ser reconhecido no país e internacionalmente. Em 2018,  regressou ao país. "Voltei a inscrever-me e felizmente fui seleccionado para a final. Participei na exposição e mais uma vez não tinha sido premiado”. Passados anos de formação, afirma, em 2020 participou novamente, com um quadro intitulado "Somos como estamos 2”, sobre a história dos sobrinhos brincarem na piscina de casa.

Para Armando Scoott, a distinção é o realizar de um sonho de uma década. "Estou grato a toda equipa de júri por darem credibilidade à minha obra. É um quadro que pintei com toda atenção e detalhe possível”. O artista plástico disse estar a trabalhar na criação de uma galeria de arte, um lugar no qual possa receber os admirados e clientes, assim como proporcionar a troca de partilhas entre os jovens. "Estou também a trabalhar no lançamento do segundo livro. Quero  criar condições para poder participar nas principais bienais a nível internacional”, destacou.

Armando Scoott colecciona actualmente 20 prémios. Aos 11 anos, venceu o seu primeiro prémio no programa infantil Carrossel, da TPA e nunca mais parou. Entre os mais importantes, constam: Prémio Pincel de Ouro em Portugal; Prémio de Desenho pela Universidade Lusófona de Lisboa/ Portugal; Prémio Medalha de Bronze no Corroussel du Louvre em Paris/França; Prémio Palanca Negra Gigante em Angola; Prémios Angola 35 graus em Angola; e o Ensa Arte 2020.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura