Cultura

Artista Ricardo Kapuka expõe “Pós...” no Camões

Investigar um livro biográfico, no qual uns capítulos são maiores e ou mais intensos, provocando questões a serem discutidas, é a leitura feita, na exposição individual do artista plástico Ricardo Kapuka, intitulada “Pós...”, inaugurada na quinta-feira, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

15/03/2021  Última atualização 17H10
© Fotografia por: DR
A mostra reúne um conjunto de 13 peças, sendo 12 quadros e um vídeo, e ficará patente até ao próximo dia 1 de Abril.

Segundo o artista, as obras foram feitas na sua residência artística, na cidade do Cabo, África do Sul, entre Novembro de 2019 e Janeiro de 2020, numa época em que a ideia de uma exposição no Camões era apenas uma intenção.

Ricardo Kapuka explicou que as outras obras foram criadas em confinamento na Catumbela, província de Benguela, com o objectivo de tirar da teoria para prática o novo retiro espiritual e artístico com formato residencial.

"Tenho o hábito de estar isolado para produzir as minhas obras, no atelier como se estivesse distanciado das pessoas, mas não é sinónimo de um total afastamento social, até porque os meus trabalhos narram e criam debates e arquivos em torno da sociedade angolana”, disse o artista.

A cerimónia inaugural contou com as presenças do director do Camões - Centro Cultural Português, Telmo Gonçalves, e  com o director do ELA - Espaço Luanda Arte, Dominick Tanner. Por razões de biossegurança e prevenção no combate à pandemia da Covid-19, a inauguração foi restrita à comunicação social.

Ricardo Kapuka nasceu na Catumbela, em Benguela e actualmente vive e trabalha em Luanda. Desenha à mão livre, corta "stencils”, usa sprays e tintas além de desenvolver vídeo - instalações um "frame” de cada vez, com uma linguagem de arte urbana.

As obras reflectem sentimentos de dor e alegria, fundem traços perspicazes de crítica social e política, sobre telas e tecidos africanos, retratando a essência da cultura e dos hábitos angolanos, discutindo memória e identidade.

Amilda Tibéria

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura