Cultura

Artistas do Bié ganham espaço de exposição

Delfina Victorino | Cuito

Jornalista

O Governo do Bié vai construir um espaço específico para a exposição de obras de artes plásticas, no intuito de valorizar mais a produção local e os criadores, garantiu, ontem, o director do Gabinete Provincial da Juventude, Desporto, Cultura, Comércio e Turismo.

12/01/2021  Última atualização 13H03
Bié vai construir um espaço específico para a exposição de obras © Fotografia por: Edições Novembro
Nelson Quintas reconheceu ainda que muitos criadores locais não têm tido a possibilidade de exporem os trabalhos, por falta de espaços próprios. "Por isso, o Governo da província está a procurar um espaço adequado, capaz de atrair visitantes nacionais e estrangeiros”, afirmou Nelson Quintas, adiantando que o gabinete da Cultura controla 144 artesãos e 35 artistas plásticos.

A falta de rendimento e reconhecimento  dos artistas locais, admitiu, está na origem da desistência de muitos criadores. "Actualmente os artesãos, escultores e pintores expõem num espaço adaptado, no Largo Primeiro de Maio e no Jardim da Cultura”.
Quanto às danças, revelou, existem 72  grupos, a maioria do estilo tradicional.

O sector tem, ainda, inscritos 27 grupos de teatro, 8 bandas musicais, 25 escritores, 63 promotores de eventos, 68 compositores, 69 estilistas, 428 músicos, 52 DJ e 87 fotógrafos. Quanto aos monumentos e sítios, estão inventariados 198 monumentos, dos quais cinco classificados como património local.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura