Cultura

Artistas expõem criações em homenagem a Kapela

Uma exposição colectiva, para angariar fundos a favor da recuperação de “Mestre Kapela”, é inaugurada dia 14, na Galeria Tamar Golan, em Luanda.

08/11/2020  Última atualização 18H49
Trabalhos do artista plástico têm recebido muitos elogios e já foram apresentados em diversas galerias da capital © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
A amostra, iniciativa da Fundação Arte e Cultura, conta com a participação de dez artistas, devendo ficar patente ao público durante dois dias.
Ao todo, vão ser expostas 20 obras de arte, pintadas em diferentes técnicas, pelos artistas Don Sebas, Kubudi Eli, Toy Boy, Thó Simões, Cândido Pascoal – P´scó, Luís Damião, Muambi Wassaki, Sebá, Luís Diogo e Jardel Selele.

Conforme uma nota da Fundação Arte e Cultura, pretende-se angariar recursos para dar resposta às necessidades do tratamento de Mestre Kapela, cujo estado de saúde inspira cuidados. Além do esforço dos artistas, duas clínicas juntaram-se à corrente de solidariedade, tendo assumido as primeiras despesas do tratamento médico do artista.


Histórico

Nascido no Uíge, Paulo Kapela percorre o mundo com a sua arte desde 1995. O artista em diversas exposições importantes, tais como África Remix, apresentada também na "Check-List Luanda Pop” (na 52ª Bienal de Veneza), na "Luanda Smooth and Rave” (França), "No Fly Zone” (Portugal), na 2ª Trienal de Luanda.

Nos últimos anos, expôs individualmente em Luanda nas galerias Tamar Golan, ELA e no Centro Camões. Kapela venceu o prémio CICIBA em 2003 e tem quadros em diversas colecções nacionais e internacionais. Este ano venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes na disciplina de artes visuais e plásticas.


A galeria
A Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, é um projecto cultural inovador e alternativo, criado sem fins lucrativos, que visa promover as artes plásticas angolanas e apoiar, também, jovens talentos emergentes nas artes.
Todas as receitas da Galeria, criada em 2003, por altura do 7º aniversário da fundação, são canalizadas para os projectos sociais da mesma.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo

Opinião

Política