Opinião

As nossas elites

Adebayo Vunge

Jornalista

Parece-nos consensual que um dos problemas que justifica o atraso dos países africanos tem a ver com as suas elites. Em todas as suas dimensões, ou seja, políticas, económicas, sociais, militares e até religiosas.

15/02/2021  Última atualização 10H58
E sem que seja necessário olharmos para outros países vizinhos, Angola é disso uma realidade. Falta-nos patriotismo e nacionalismo… não aqueles dos discursos vazios que não cabem na prática e na realidade que todos assistimos. Há um incontido egoísmo de tal modo que as elites têm exclusiva necessidade de olhar para o seu umbigo, movidas geralmente pelos interesses económicos e financeiros.

As elites africanas, longe do sentido de missão, têm a tendência de procurar todos os meios para perpetuarem-se no poder. Não se importam de, contra a vontade de tudo e de todos, muitas vezes mesmo dos seus correligionários, procurarem engenharias legais para fundamentarem a sua perpetuação no poder. Pretendem o melhor dos dois sistemas: ora querem repúblicas democráticas ora querem comportar-se como soberanos membros de uma aristocracia ao estilo medieval.

Essa tendência para a perpetuação é sentida em vários níveis. De Presidentes a ministros. De deputados a dirigentes associativos. De líderes religiosos até simples directores de escolas, administradores municipais e governadores provinciais. Todos querem perpetuar-se no poder, procuram engenharias e alianças para o efeito, mas ignoram o que é essencial. O mandato para o qual os eleitores (ali onde estes são minimamente tidos em conta) lhes conferiram para ajudar a resolver os problemas da colectividade.

Quando há cerca de duas semanas começaram a surgir à tona os incidentes de Cafunfo, na província da Lunda-Norte, interroguei-me sobre o papel dos líderes locais. O que foi feito, o que é feito, o que está de facto feito para a melhoria da condição de vida das pessoas. Que orgulho têm os governadores e administradores quando olham para a realidade das suas populações. Ano sai, ano entra, o que é feito para melhorar a vida das pessoas. Que problemas ficam efectivamente resolvidos e para trás... ou estes vão simplesmente amontoando-se?

Só posso por isso concordar com a frase do ministro do MAT. Parecia despropositada, mas neste contexto, para mim, faz todo o sentido: quem está cansado não precisa aguardar pela exoneração. Pode mesmo pedir para sair. Como diz o spot da AGT: o país agradece!

Que papel fica reservado às nossas elites na resolução dos nossos problemas mais imediatos? E não basta dizer que não são tidos em conta, porque o que mais vemos são murmurinhos. Falta-nos coragem para abordar os nossos problemas com frontalidade e longe dos revanchismos. Falta-nos coragem para admitir que não ficou bem na fotografia o líder da UNITA com a história da sua dupla nacionalidade. Se a questão não é obviamente legal, é, pelo menos, moral.

Falta-nos coragem para admitir que não nos fica bem chamarmos à baila a xenofobia e o racismo, pedindo-se agora até um linguajar africano e tez mais escura para nos assumirmos angolanos. Repugnante esse discurso, em situações extremas levou ao genocídio do Ruanda.

Falta-nos coragem para admitirmos que não obstante as boas intenções do GPL em abordar o problema do custo e da máfia do lixo ao estilo siciliano, não podemos simplesmente deixar de recolher ou pedir aos cidadãos que compreendam e se resignem a viver com o lixo e as previsíveis consequências.

Falta-nos coragem para assumir as reformas macroeconómicas profundas que ainda temos pela frente e a autonomia do BNA é só uma delas. Não podemos elogiar o comunismo (de dia) e de noite comportarmo-nos como capitalistas (feudais?). Falta-nos então uma elite que assuma o verdadeiro papel na transformação do continente… fazendo-se ouvir, gritando mesmo, para que também os nossos problemas sejam resolvidos. Falo já do básico: educação, saúde, saneamento e um prato de comida para todos os angolanos. E a verdade é que não é utopia, não é impossível. Quem são e onde andam as nossas elites? Assumam o vosso papel histórico!

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião